Tribo

Uma mulher da tribo Wodaabe/Foto: GYI

 

Você acredita que exista um lugar no mundo onde as mulheres mandam nos homens? E mais: podem ter mais de um marido e as que são solteiras podem fazer sexo com quem queiram e quando queiram? Esse local existe e está localizado na África. Trata-se da tribo Wodaabe.
Matéria divulgada pelo jornal britânico Daily Mail e reproduzida pelo espanhol La Vanguardia, mostra que se Wodaabe é uma comunidade nômade governada por mulheres. Que detém o poder e liberdade sexual.
Os integrantes da tribo passam a maior parte do tempo atravessando o duro deserto de Sahel, principalmente em Níger. Também passam temporadas em Camarões, República Centroafricana, Chad e Nigéria.

Tribo2

Homens pintam todo corpo para se apresentarem em concurso de “maridos”

MATRIMÔNIO – A cada ano, no mês de setembro, os homens wodaabe celebram o festival Gerewol, na época das chuvas. Eles pintam todo o corpo, processo que leva quase seis horas, e tentam impressionar as mulheres dançando para elas. Isso na tentativa de serem eleitos esposos. O jurado, composto pelas três mulheres mais belas da tribo, elegem três ganhadores.
As casadas também podem buscar outros maridos. O primeiro matrimônio, no entanto, é determinado por suas famílias com finalidade reprodutiva e recebe o nome de koogal. Os casamentos seguintes são contraídos por amor ou atração. Esse tipo de união é chamada teegal.
Você se adaptaria a uma sociedade assim?