Prepare-se para disfrutar da beleza da super lua de sangue de lobo

Fenômeno que acontecerá no próximo dia 21 de janeiro será mais vísivel no continente americano. O próximo evento semelhante só ocorrerá em maio de 2021

Prepare-se para o primeiro eclipse total da Lua, que ocorrerá no próximo dia 21 de janeiro. Não haverá outro fenômeno semelhante antes de 26 de maio de 2021. A super Lua de sangue de lobo, como foi batizada pelos astronômos, será mais visível no continente americano na última hora da noite. Ao amanhecer, será o momento propício para observação na Europa ocidental e no noroeste da África. Na região do pacífico ocidental se verá o eclipse em curso enquanto a lua se eleva ao céu.

Praia é um dos lugares indicados para observar o fenômeno da super lua

Um eclipse lunar pode ser penumbral, parcial que margeia a umbra interna ou, como acontecerá neste caso, um eclipse lunar total, com a Lua completamente imersa na umbra escura da Terra. O nome dado ao fenômeno que acontecerá na próxima semana se deve ao fato que o eclipse estará associado a uma super lua. A Lua atingirá o perigeu ou seu ponto mais próximo à Terra a uma distância de 357,344 quilômetros em 21 de janeiro às 19h59 UTC, aproximadamente 14 horas após o meio do eclipse.

Esta primeira lua cheia do ano também é conhecida como a lua do lobo, de acordo com os índios Algonquinos, por acontecer em uma época em que lobos uivam na lua nas longas noites de inverno do hemisfério norte. Para visualizar melhor o fenômeno, recomenda-se buscar locais afastados das luzes da cidade, como praias e montanhas. Para quem está na Catalunha, na Espanha, a revista Descobrir indica dez ideias para se observar melhor a super lua (confira neste link).

ECLIPSE LUNAR – Um eclipse lunar é um evento astronômico que acontece quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, gerando um cone de sombra que obscurece a Lua. Para que um eclipse aconteça, os três corpos celestes, a Terra, o Sol e a Lua, devem estar exatamente alinhados ou muito próximos, de tal forma que a Terra bloqueie os raios solares que atingem o satélite; é por isso que os eclipses lunares só podem ocorrer na fase da Lua Cheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.