Após lançamento no Brasil, livro “Catalunha, entre a esperança e a tempestade” é apresentado em Barcelona

Lançamento do livro, acontece nesta quarta-feira, no Espaço Vilaweb, a partir das 19:30

Depois de lançar o livro Catalunha, entre a esperança e a tempestade” no Brasil, agora chegou a vez de apresentá-lo em Barcelona. Estarei nesta quarta-feira, 17 de abril, a partir das 19:30, no Espaço Vilaweb para uma conversa com o diretor do jornal digital, Vicent Partal, que assina o prólogo do livro, e com o público que assistir à apresentação.

No Brasil, o lançamento aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), durante aula inaugural da 11ª Turma de Especialização em Ciência Política, no último dia 2 de abril. Tive a honra de dividir a mesa com o professor Manoel Moraes, coordenador da Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos/ Unicap, e com o coordenador do curso de Ciências Política, Afonso Chaves. E de ter na plateia a presença do deputado Isaltino Nascimnento (PSB), autor da proposta de apoio ao vento à Assembleia Legislativa de Pernambuco.


Na ocasião, abordamos o tema “Democracia e os desafios dos particularismos contemporâneos”. Também fiz uma exposição sobre a edição, na qual narro os acontecimentos que levaram políticos e ativistas catalães ao banco dos réus na Espanha e ao exílio por conta do processo independentista. Expliquei que a narrativa começa na madrugada do dia 1º de outubro de 2017, quando mais de dois milhões de pessoas foram aos colégios eleitorais da Catalunha votar no referendo de autodeterminação proposto pelo então presidente Carles Puigdemont. E que acompanhei a jornada que ficou marcada pelo ataque da polícia espanhola contra os eleitores, que resultou em mais de mil feridos.

Detalhei que o relato segue pelos episódios que se sucederam dali por diante, entre eles a declaração de independência e a intervenção da Espanha na região, com a dissolução do governo e do Parlamento autonômicos, além da prisão e exílio dos líderes independentistas acusados de rebelião e sedição. Trata ainda do périplo entre a detenção e a liberação de Puigdemont na Alemanha e das tentativas frustradas da Espanha de conseguir a sua extradição, chegando  temporalmente até novembro de 2018, quando o Ministério Público espanhol divulgou as penas solicitadas para os presos catalães, que estão sendo julgados agora pelo Tribunal Supremo da Espanha.

EDIÇÃONo prólogo do livro, o jornalista Vicent Partal destaca os porquês do sonho independentista e faz um paralelo entre o Brasil e a Espanha em termos de criminalização de certos projetos políticos através de tribunais judiciais. O livro também inclui entrevistas com correspondentes internacionais da Alemanha, França e Argentina, que dão seu ponto de vista sobre o caso, e com o então chefe da Diplomacia Pública da Catalunha, Martí Estruch, que explica a luta midiática dos corpos diplomáticos da Espanha para sufocar a internacionalização do relato independentista.

A novidade da edição está nos recursos utilizados para facilitar a compreensão do litígio entre a Catalunha e a Espanha pelo público de língua portuguesa. Códigos QR ao longo da narrativa dão acesso a reportagens de jornais e de emissoras de TV na internet e a vídeos publicados nas redes sociais. Capturas de telas de publicações no Twitter e no Instagram se somam para ilustrar os fatos expostos, além de fotos cedidas pelo fotojornalista catalão Albert Salamé.

Grande parte do material do livro provêm de publicações que realizei no blog Mundo Afora e de matérias publicadas como colaboradora no Jornal do Commercio. A edição inclui glossário, linha do tempo e links de interesse. Assim, fica mais fácil para o leitor entender um tema que é complexo e tem diversas nuances históricas, sociais, culturais políticas e econômicas.

SERVIÇO:

No Recife, o livro está a venda na Livraria da Praça ( Praça de Casa Forte, 454 – Casa Forte, Recife – PE, 52061-420, Brasil, Telefone: +55 81 3019-0259).  Em breve se ativará a venda por internet no Brasil.

Em Barcelona, estará a venda na Botiga Vilaweb, Carrer Fernandina, 43, baixos, +34 934 426 439. E já está disponível em Amazon España.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.