Maria Dantas é a primeira brasileira a compor Congresso espanhol

Brasileira naturalizada espanhola, a advogada foi eleita deputada federal pelo Esquerda Republicana da Catalunha (ERC)

Por Taíza Brito
Especial para o JC

Publicado originalmente em

A indicação de Dantas para a vaga é resultado de anos de ativismo social realizados no partido

BARCELONA – Pela primeira vez na história da Espanha uma brasileira é eleita para ocupar uma das vagas no Congresso espanhol. A sergipana Maria Dantas, nacionalizada espanhola, foi eleita deputada federal por Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Dantas ocupou o quinto lugar na lista da sigla na província de Barcelona, liderada pelo ex-vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras, preso em Madri sob acusação de rebelião, e que foi eleito como cabeça de chapa.

A indicação de Dantas para a vaga é resultado de anos de ativismo social realizados no partido e, principalmente ao reconhecimento de seu trabalho na luta pelos direitos humanos em diferentes frentes sociais na Catalunha. ERC se consolidou como primeira força política catalã no Congresso espanhol, elegendo 15 deputados.

Maria Dantas, que nasceu em Aracaju, em 1969, é advogada e ativista social residente em Barcelona há 25 anos. A deputada eleita chegou ao estado espanhol para realizar estudos de 2º e 3º ciclos em Direito Ambiental, Filosofia Jurídica, Moral e Política, e Finanças para PIMES. Atualmente trabalha em uma empresa catalã na área de finanças, mas há anos usa todo seu tempo livre para participar ativamente em diversas lutas sociais de natureza internacionalista, contra o racismo, o fascismo, pela defesa dos direitos humanos, dos direitos civis e políticos das pessoas.

Também colaborou com o movimento Tras la Manta, que dá suporte aos vendedores de rua em Barcelona, Associação Intercultural Latinos por Catalunha, Agência de Comunicação Intercultural (Itacat), Sí amb Nosaltres, entre outras. Nos últimos oito anos ela participou do setor de cidadania e migração e no setor de movimentos sociais de ERC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.