O que se sabe até agora sobre o atentado de Manchester?

Manchester Policia
Perímetro onde ocorreu atentado está sendo periciado pela polícia

Ao menos 22 pessoas, entre crianças e adolescentes, morreram no atentado suicida ocorrido na noite de ontem na saída do show de Ariana Grande, no Manchester Arena. A explosão aconteceu próximo à área da bilheteria, na entrada principal do maior pavilhão esportivo coberto do Reino Unido. Trata-se do segundo maior ataque terrorista desde os atentados de julho de 2005 à rede de transportes públicos de Londres, cuja autoria foi reivindicada pelo autodenominado Estado Islâmico. Confira abaixo o que se sabe até agora sobre a ação terrorista.

O que aconteceu?
Por volta das 22h30 da segunda-feira (18h30 no horário de Brasília) um artefato explosivo foi detonado. Foi exatamente após a cantora norte-americana Ariana Grande ter encerrado seu show no Manchester Arena, localizado em um bairro cêntrico da cidade ao norte da Inglaterra. Estima-se que o público eran de 22 mil pessoas, a maioria adolescente e crianças que seguem a joven cantora de 23 anos.
Momentos de pânico
As testemunhas relataram que escutaram uma grande explosão, que provocou grandes chamas. O que provocou pânico entre os espectadores que tentavam sair do pavilhão e os familiares que os esperavam do lado de fora.
Vítimas
O balanço provisório aponta 22 vítimas e 59 feridos, que foram socorridos a diversos hospitais de Manchester. Aos poucos vão sendo divulgadas as identidades dos mortos. As duas primeiras a terem os nomes divulgados foram a estudante Georgina Callander, de 18 anos, que morreu no hospital nos braços da mãe e Saffie Rose Roussos, de oito anos. Saffie perdeu-se na correría da mãe e da irmã, que também estão internadas.
Autoria
O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em comunicado, segundo informações da agencia de noticias Reuters. Contudo deixa entender que não se tratou de atentado suicida, como divulgou a polícia. “Um dos soldados do califado pode colocar um artefato explosivo em um desvergonhado show” contra “os croatas na cidade de Manchester”, diz o comunicado.
O chefe da polícia local, Ian Hopkins, se limitou a informar que “até que no fique demonstrado o contrário, se trabalha com uma única que é de atentado suicida”. O explosivo era uma bomba caseira pouco sofisticada.
A primeira ministra británica Theresa May informou que há polícia acredita ter identificado o terrorista. A polícia informou a detenção de um joven de 23 anos relacionado ao atentado, mas não explicou que vinculação tem com o episódio.

Mobilização e solidariedade


Centenas de famílias ainda estão em busca de parentes, a maioria jovens e crianças que estavam na apresentação. No tumulto, muitos saíram correndo e perderam-se dos país e adultos que os esperavam. Muita gente se mobilizou através das redes sociais através da ‘hashtag’ #MissingInMachester.
O Facebook ativou a sua função de verificação de segurança através da qual os usuarios podem postar mensagem para comunicar que estão fora de perigo. As autoridades ativaram uma linha telefónica de emergencia.
Hotéis próximos ao Manchester Arena, como o Holiday Inn e o Premier Inn, acolheram durante a noite os menores que não puderam voltar para casa. Muitos cidadãos também ofereceram suas casas para que os jovens passassem a noite.
Ariana Grande, que tinha show marcado para esta quinta-feira (25), anunciou o cancelamento da turnê. Através do Twitter publicou uma mensagem de condolência: “Destrossada. Desde o fundo do meu coração, sinto muito. No tenho palavras”, escreveu.

2 thoughts on “O que se sabe até agora sobre o atentado de Manchester?

  • 6 de julho de 2017 em 18:17
    Permalink

    Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

    Resposta
    • 6 de julho de 2017 em 19:25
      Permalink

      Obrigada pela visita! Se puder recomendar a leitura a outros, agradeço. Prezamos pelo bom conteúdo jornalístico no Blog Mundo Afora!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.