Ao estilo Mad Max. Carros de guerra do Estado Islâmico à mostra no Iraque

Veículos de guerra, que serviam para ataques suicidas dos jihadistas, foram reunidos por autoridades do Iraque

Coleção de monstros metálicos de quatro rodas estão em exposição em Mossul, cidade retomada pelas autoridades iraquianas

Uma coleção de monstros metálicos de quatro rodas, ao estilo Mad Max, pode ser vista estes dias nas ruas de Mossul, no Iraque. São carros que foram transformados pelo Estado Islâmico (EI) para guerra, agora reunidos em exposição pelas autoridades iraquianas que retomaram a cidade dos jihadistas.

Veículos transformados pelos mecânicos do EI se assemelham às engenhocas do filme Mad Max

Os automóveis foram ampliados com enormes placas de metal, nas quais foram instaladas torres no teto para facilitar os disparos. Muitos destes engenhosos modelos foram preparados para comportarem grandes cargas de explosivos e atravesar com mais facilidade as linhas inimigas. Os modelos preferidos pelos mecânicos do EI são os Toyota Land Cruiser e Hilux e alguns da Kia y Hyunday.

Alguns dos exemplares exposto estão sem as modificações concluídas (foto), o que permite visualizar partes das carrocerías trocadas por grandes placas de metal soldadas umas as outras. As placas protegem as laterais, as rodase a parte dianteira, onde se deixava apenas uma pequeña abertura.


No interior dos veículos (foto) é mantido apenas o local do condutor, com os demais assentos transformados em receptáculos de explosivos. Na maioria dos casos, estes carros eran destinados a terroristas suicidas que os conduzia às linhas inimigas.
A blindagem evitada que o veículo pudesse ser detido até que dentro do front inimigo explodisse provocando grandes danos. Por vezes, o condutor levava um dispositivo para ativar a explosão. Contudo, na maioria das ocasiões, para evitar que o condutor voltasse atrás na decisão, a explosão era ativada à distancia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.