Mistério sobre suposta filha de Dalí será resolvido em 2 meses

O procedimento ocorreu entre às 20h de ontem e às 0h40 de hoje, no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, na Catalunha

Exumação de Salvador Dalí para teste de paternidade ocorreu sem problemas. Supresa foi que o bigode do pintor, marcando dez horas e dez, estava intacto

A exumação do corpo do pintor Salvador Dalí para recolhimento de amostras para teste de paternidade foi realizada sem problemas. O procedimento ocorreu entre às 20h de ontem e às 0h40 de hoje, no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, na Catalunha, onde o corpo do pintor está sepultado há 28 anos. O que mais chamou atenção foi que o famoso bigode do artista estava intacto. “Segue intacto, marcando 10 horas e dez”, disse o responsável pelo embalsamento do cadáver Narcís Bardalet, presente à operação.
Os peritos recolheram mostras de cabelo, unhas, dentes e ossos grandes para comparar o DNA com o da demandante, Pilar Abel, que assegura ser filha do pintor. Ela teve material recolhido em junho pasado, em Madri. Uma vez realizado o teste de paternidade, que deve ser concluido em dois meses, o material será devolvida à tumba de Dalí, desta vez num procedimento sem presença da imprensa.
De acordo com especialistas que participaram na exumação do pintor surrealista, falecido em 1989, aos 85 anos, os restos mortais embalsamados estavam bem conservados, a começar pelo característico bigode, bem como sua vasta cabeleira. As informações sobre o procedimento foram dadas em entrevista coletiva.
Segundo o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, a revelação sobtre o bigode foi “especialmente comovente” porque Dalí brincava frequentemente com sua forma, uma marca especial da sua imagem.
A Fundação Gala-Dalí tentou o procedimento, mas não obteve sucesso na justiça, que acatou o pedido de Pilar Abel. Segundo o representante legal da Fundação, Albert Segura, caso seja confirmada a paternidade, ela poderá reclamar 25% do patrimônio do artista. O prejudicado, nesse caso, seria o Estado espanhol, herdeiro universal designado por Dalí, como adianta o jurista.
O pedido de averiguação de paternidade de Pilar Abel foi admitido no tribunal de primeira instância número 11, de Madrid, em abril de 2015. Pilar Abel, nascida em Figueres, em 1956, alega ser fruto de uma relação de Salvador Dalí com sua mãe. Que teria conhecido o pintor na vizinha Cadaqués, onde trabalhava como empregada de uma família que passava temporadas naquela povoação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.