Se você não lava as mãos antes de comer, olhe bem esta imagem

microbios
A imagem microscópica da mão suja do filho feita pela professora norte-americana

A imagem microscópica da mão de um menino norte-americano de 8 anos, divulgada no último dia 13 de junho pela BBC, traz a mente o questionamento comumente feito por pais aos filhos antes das refeições: “Já lavou as mãos?” Se você é do tipo que não dá atenção a esta recomendação, leia atentamente as constatações feitas pela professora Tasha Surm, criadora da imagem.

Surm, que trabalha como técnica do laboratório de microbiologia no Colégio Cabrillo, na Califórnia, nos Estados Unidos, pediu ao filho que fosse ao jardim brincar com o cachorro da família por um tempo. Depois, que ele colocasse a mão direita sobre uma placa de Petri (uma espécie de prato usado em laboratórios), pressionando suavemente.

A placa de 15 centímetros de diâmetro estava esterilizada e continha ágar, uma substância extraída de algas e que é usada no cultivo de microrganismos. Quando o filho deixou a marca de sua mão no local, Sturm tampou a placa e a deixou em um incubadora a 37 graus durante um dia inteiro. Depois, deixou a placa em temperatura ambiente.

Experimento – Ao final de uma semana, surgiu uma imagem de uma pequena palma humana feita do que pareciam ser flores coloridas, como se pode ver na foto posteriormente compartilhada no microbeworld.org, um site da Sociedade Americana de Microbiologia.
Era a prova gráfica do que pode estar escondido em uma mão suja. “Estou guardando a placa para mostrá-la aos estudantes de microbiologia em uma semana e meia”, escreveu Surm na página.

Microbrios2
Foto detalhada das colônias de micróbrios

Ela tirou fotos detalhadas das colônias de micróbios. O colorido na palma da mão do menino corresponde a milhões de bactérias. O corpo humano pode chegar a ter milhões e milhões de micróbios externos, um número dez vezes maior que o de células presentes no corpo.

Segundo Surm, a maioria dos que podem ser vistos na imagem são bacilos, um grupo de bactérias muito diverso. As colônias brancas são provavelmente estafilococos, as amarelas micrococos e as mais avermelhadas são bactérias do gênero serratia, segundo a especialista, que também tirou fotos mais detalhadas de cada uma delas.

A especialista acredita que este micróbio seja um estafilococo. Todos esses microrganismos são muito comuns e é muito provável que estejam presentes no nosso corpo, assim como estão nas mãos, no nariz, na pele e em outras partes do corpo. Mas alguns, como a Serratia marcescens, podem causar infecções, especialmente entre pacientes hospitalares.

No entanto, Sturm disse não estar preocupada com o fato de seu filho ter tantos micróbios na mão. “Estar exposto a isso é sinal de um sistema imunológico saudável”, explicou. Ainda assim, é melhor seguir o conselho dado pelos pais e lavar sempre as mãos para evitar doenças.

One thought on “Se você não lava as mãos antes de comer, olhe bem esta imagem

  • 14 de junho de 2015 em 18:46
    Permalink

    Parabéns Taiza pelo blog, belo trabalho. Continue firme , você vai longe. Grande abraço em todos. Recife sente saudade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.