Jornada Sangue Indígena, Nenhuma Gota a Mais aporta em Barcelona

Líderanças indígenas de diversas partes do Brasil estarão na capital catalã na próxima segunda-feira

Ação é organizada Articulação dos Povos Indígenas do Brasil,  em parceria com organizações da sociedade civil

Barcelona será a próxima parada da Jornada Sangue Indígena – Nenhuma Gota a Mais, formada por indígenas brasileiros, que está percorrendo doze países da Europa para denunciar as violações contra os povos originários e o meio ambiente do Brasil, que vêm ocorrendo sistematicamente no governo do presidente Jair Bolsonaro. O grupo estará dialogando com diversos coletivos na próxima segunda-feira (18), a partir das 17h, na sede da Fede.cat, organização pela justiça global.

A comitiva – formada por Sonia Guajajara, Nara Baré, Kretã Kaigang, Geovani Krenak, Gasparini Kaigang, Erisvan Guajajara, Elizeu Guarani, Erik Terena, Dinaman Tuxá, Celia Xakriaba, Angela Kaxuyana, Alberto Terena – vem de Londres, onde estão cumprindo agenda neste final de semana. Os líderes indígenas de diversas partes do Brasil, já passaram por Roma, Cidade do Vaticano, Bolonha, Turin, Berlim, Munique, Estocolmo, Oslo, Amsterdam, Porto, Bruxelas, Genebra, Berna e Paris, numa jornada iniciada em 23 de outubro.

A acão é realizada pela  Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) em parceria com organizações da sociedade civil para promover medidas que pressionem o governo brasileiro e empresas do agronegócio a cumprirem os acordos de preservação do meio ambiente e respeito aos direitos dos povos indígenas. Em Barcelona, uma das entidades apoiadoras do evento é o coletivo Mulheres Brasileiras contra o Fascismo.

A Espanha é o último país a ser visitado na rota com duração de 35 dias. Nas cidades ja visitadas, o grupo trabalhou para sensibilizar pessoas de diferentes países a cobrarem de seus governos medidas que pressionem o governo brasileiro e as empresas do agronegócio a cumprirem os acordos de preservação do meio ambiente e respeito aos direitos dos povos indígenas, dos quais o Brasil é signatário.

Para conhecer os participantes da jornada e os objetivos, acesse a página https://www.nenhumagotamais.org/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.