Celebridades arrecadam fundos para vítimas de incêndios na Austrália

Personalidades do cinema, da música e do esporte se mobilizam para arrecadar recursos para ajudar australianos afetados por incêndios e trabalho dos bombeiros

Maior parte dos recursos arrecadados pelas celebridades será destinado aos bombeiros australianos

Artistas do cinema e da música e esportistas estão se mobilizando para arrecadar fundos para ajudar as vítimas dos incêndios e bombeiros na Austrália. O fogo, provocado pelas altas temperaturas no país, já provocou 24 mortes de pessoas e matou mais de 500 mil animais. A comediante Celeste Barber anunciou neste domingo (05)que conseguiu recolher 22 milhões de dólares, provenientes de doações de várias partes do mundo.

A artista informou que destinará os recursos para ajudar o Corpo de Bombeiros Rural de Nova Gales do Sul a combater os devastadores incêndios em todo o estado. Na tarde do domingo, Barber já havia conseguido mais de 22 milhões de dólares, cerca de 48 horas depois que havia lançado o evento em seu perfil  no Facebook.

A comediante, que tem mais de 6,4 milhões de seguidores no Instagram, usou seu grande número de seguidores nas redes sociais para atrair doações. Em atualizações regulares no Instagram, ela falou sobre membros da família envolvidos na crise no Éden, incluindo seus sogros. Ela disse que seu sogro foi evacuado da noite para o dia.

Celeste Barber usou popularidade nas redes sociais, onde tem milhões de seguidores, para conseguir doações em todo mundo

A atleta número 1 do tênis no país, Ashleigh Barty, divulgou que vai fazer um donativo à Cruz Vermelha, do prêmio ganho no torneio de Brisbane, em torno de 250 mil dólares. A atriz Nicole Kidman prometeu aportar 500 mil dólares ao seu país de origem, o mesmo que a cantora norte-americana Pink disse que vai destinar, em comunicado feito no último sábado (04) no Twitter.

No seu perfil da rede social Pink escreveu: “Estou totalmente arrasada vendo o que está acontecendo na Austrália agora com os horríveis incêndios florestais. Estou prometendo uma doação de US $ 500.000 diretamente para os bombeiros locais que estão lutando tanto nas linhas de frente. Meu coração está com nossos amigos e familiares em Oz”. O que comoveu muitos internautas que responderam agradecendo o gesto.

O ator Hugh Jackman, outro australiano, postou no Instagram uma foto com links para organizações que recebem doações, com a legenda “Como você pode ajudar?” Na sequência,  pedia aos seus mais de 28 milhões de seguidorees que toque na imagem de algumas das organizações “que estão trabalhando incansavelmente para combater os incêndios florestais … para salvar vidas, vida selvagem e propriedades, acompanhada da hastag #australianbushfires.

A situação é crítica no país, onde muitas áreas permanecem às escuras e há muita poluição por conta da fumaça dos numerosos incêndios. Milhões de pessoas foram afetadas, a maioria no Sudeste, nos estados de Victoria e Nova Gales do Sul, pela catástrofe que as autoridades não conseguem controlar há vários meses e atingiu níveis extremos nos últimos dias.

Houve chuva fraca nas últimas horas em algumas áreas, a temperatura baixou a 20 graus, mas não foi o suficiente para ajudar a controlar os focos de incêndios ativos, que são estimados em 200. Milhares de moradores e veranistas tiveram de ser evacuados e duas dezenas de pessoas estão desaparecidas. Seis milhões de hectares queimaram, foram destruídas cerca de 1.400 casas e outras 400 ficaram danificadas. Lojas, fazendas, pastos, parques nacionais, tudo sucumbe ao fogo nas áreas atingidas.

Mapa mostra focos de incêndio na Austrália, provocados pelas altas temperaturas e escassez de chuvas

CRÍTICAS – O primeiro-ministro Scott Morrison, que anunciou a mobilização de 3 mil reservistas e da liberação de orçamento extra para o aluguel de quatro hidroaviões, continua sendo alvo de críticas da população. Negacionista das mudanças climáticas, apontadas como causa dos incêndios, Morrison ainda não foi perdoado por ter viajado de férias para o Havaí, em meio à crise, antes do Natal. Nas ruas, tem sido alvo de insultos e muita gente se recusa a cumprimentá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.