Descubra encantos da Catalunha excursionando com Barcelona Walking

Rotas disponíveis pela Barcelona Walking, coordenada pelo guia Pere Sauret, possibilitam que visitantes conheçam lugares mais fascinantes da Catalunha

Imagens vistas durante a rota por Montserrat são fascinantes. As partidas são feitas desde Barcelona

Está em Barcelona e quer fazer um passeio em outra região da Catalunha? Recomendo um guia que pode te levar a lugares míticos como Montserrat, Pirineus, a montanha do Montseny ou a Costa Brava, e lhe proporcionar uma jornada fantástica em qualquer estação do ano. Seu nome é Pere Sauret e pode ser contratado através da página da empresa Barcelona Walking (www.barcelonawalking.net/es/).

Fiz um passeio em família em pleno inverno à montanha de Montserrat e apesar de estarmos com uma criança, conseguimos executar a rota sugerida sem percalços. A jornada indicada pelo guia pode ser feita em três ou quatro horas, a depender do ritmo. De início pareceu que seria difícil, não apenas pelo tempo de caminhada, mas pela época do ano, em janeiro, quando as temperaturas nas partes sombreadas e mais altas podem chegar a 0º. Contudo, mesmo com o frio, o céu se pôs límpido e o sol se fez presente, proporcionando um clima agradável a maior parte do tempo.

A rota circular, de aproximadamente 10,5 km, começou no estacionamento do Coll de Can Maçana (750m), no oeste do maciço de Montserrat, aonde chegamos na van da Barcelona Walking vindos de Barcelona. Através dela, pudemos ver de muito pertos as enigmáticas agulhas de Montserrat, que avançam em direção ao céu, formando um dos cenários naturais de montanha mais belos e originais da Catalunha. Trata-se de pináculos esculpidos de forma única pela erosão da água e o vento ao longo dos milênios.

Agulhas de Montserrat formam uma das paisagens naturais mais emblemáticas da Catalunha

No estacionamento, o guia verificou nosso vestuário e o que seria necessário levar conosco, uma vez que conhece melhor que ninguém que tipo de roupa, calçado, equipamentos e alimentos não podem faltar. Estávamos com roupas e botas adequadas, mochilas com água, sanduíches e frutas. O guia nos forneceu toucas, protetores de pescoço e bastões para ajudar na caminhada.

Barcelona Walking, coordenado pelo guia Pere Sauret oferece rotas por toda Catalunha

Com habilidade, Pere levou o mais pequeno do grupo, de 7 anos, pela mão. E lhe foi ensinando como olhar e pisar bem no chão, como escalar as pedras. Isso fez com que a criança esquecesse o frio que fazia e disfrutasse do passeio como se fosse o líder do grupo. Os pais agradeceram muito a mãozinha dada pelo guia, visto que assim também puderam apreciar tudo com calma.

O primeiro trecho foi o que exigiu mais esforço físico, visto que era uma subida contínua, pedregosa e com áreas onde era necessário saltar sobre rochas. Ao terminar esta parte, chegamos a um dos refúgios encravados na montanha, onde senderistas que fazem escalada costumam descansar ou dormir durante as rotas de mais de um dia.

Rota realizada em Montserrat foi de 10,5 km, passando pelas famosas agulhas do maciço. FOTO: Pere Sauret

Durante a pausa, o guia recomendou beber água em pouca quantidade e descansar, para em seguida continuar o trajeto. Desta vez, com passo por uma vegetação mais espessa. De onde estávamos, já dava para ver de longe algumas das agulhas. O guia foi apontando as suas formas curiosas que inspiraram os nomes com as quais foram batizadas: o Louro (em forma de papagaio), o Dedo, o Bispo ou a Monja, entre outros. Também recebemos uma lição magistral sobre a origem da formação montanhosa onde há milhões de anos havia um oceano.

Na segunda parada, já estávamos quase por trás da montanha, numa área onde cruzamos com diversos visitantes e senderistas, muitos com equipamentos de escalar. Ali comemos sanduíches, frutas e bebemos água o suficiente para repor as energias. O trecho seguinte foi o mais espetacular. Ao serpentear Montserrat, abriu-se um esplendoroso cenário para diversas outras montanhas da Catalunha. Foi possível avistar o Montseny, o Cadí e picos nevados dos Pirineus, como o Puigmal. Aqui a dica do guia era olhar para tudo com cuidado, já que a trilha se dava por uma área de penhasco.

O que veio a seguir foi insuperável, apesar de ser a área onde fazia mais frio – zero graus segundo o guia. Começamos a ter sob nossas cabeças as majestosas agulhas de Montserrat, a curta distância, como os Três frades. No nosso percurso, paramos várias vezes para fazer fotos. Ver de tão perto aquelas emblemáticas rochas que emolduram a área central da Catalunha é realmente mágico.

A imponente Roca Foradada é uma das formações rochosas da Montanha de Montserrat

Dali estivemos embaixo da imponente Roca Foradada (Pedra Furada). Trata-se de uma imponente rocha com um furo triangular de 10 metros de alto por seis de largo. Por incrível que pareça, em 2013 o furo foi atravessado por um homem bala a 250 quilômetros por hora em salto de queda livre desde um helicóptero (assista o vídeo aqui )

Depois do êxtase em estar a tocar das agulhas, veio um trecho mais ameno, uma vez que era o final da rota circular. Todos com imagens na mente que jamais serão esquecidas de uma montanha que guarda surpresas e rotas diversas para quem tem tempo e o prazer de poder descobri-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.