COVID-19: Um recado da Europa para o Brasil

Vídeo gravado para Jornal do Commercio sobre a pandemia do Coronavirus na Espanha

Ainda estou sem acreditar no que vi e ouvi ontem do presidente brasileiro Jair Bolsonaro e de seus seguidores nos protestos que protagonizaram pelo Brasil no último domingo (15). Não apenas por estarem afrontando a Constituição e pregando o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas por estarem brincando com um tema sério como a pandemia do coronavirus, que está se espalhando pelo mundo numa velocidade extrema e matando pessoas.
Enquanto os governos da Europa – novo epicentro da Pandemia – faziam reuniões, estabeleciam protocolos, tomavam medidas como fechamento de fronteiras, ordenavam confinamento da população e em muitos lugares só funcionavam serviços especiais, essa gente brincavam de super homens e mulheres. O “capitão”, o mais famigerado entre todos, pois desobedeceu o protocolo do Ministério da Saúde do país e mesmo com a possibilidade de estar infectando as pessoas, distribuiu beijos, abraços e fez fotos com seus seguidores.
Estou morando na Europa há cinco anos e tive toda uma vida no Brasil como jornalista e garanto não ter testemunhado uma situação tão séria de saúde pública. Na Itália já o número de mortos e infectados é assustador e na Espanha, onde vivo, a curva dos novos casos e vítimas não para de crescer, O governo espanhol fechou as fronteiras terrestres, com atraso, enquanto países como Alemanha, França e Dinamarca já não permitem o acesso a seus territórios.
Explico mais um pouco do que está acontecendo no vídeo acima para que as pessoas no Brasil que ainda não crêem no coronavírus deixem seu egoísmo de lado e atendam as recomendações das autoridades de saúde pública. Aglomerações neste momento são muito perigosas.
Em vídeo publicado na edição on-line do Jornal do Commercio da segunda-feira (16/03) explico um pouco do que está acontecendo aqui. Peço a quem veja que replique, reflexione e converse com quem possa para evitar que o Brasil não chegue ao ponto do que está acontecendo na Europa.
Como disse no vídeo, que ancora a reportagem intitulada Pandemia do coronavírus não é invennção”, diz jornalista que mora na Espanha, onde número de mortos dobrou em 24h, esse é um assunto sério. Cuide de você, de sua família e de seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.