Mulheres lideram países com melhor resposta ao Covid-19

Angela Merkel, na Alemanha; Jacinda Ardern, na Nova Zelândia; Sophie Wilmès, na Bélgica; Sanna Marin, na Finlândia; Mette Frederiksen, na Dinamarca e Katrin Jakobsdottir, na Islândia estão à frente dos governos com melhor gestão contra a pandemia

Liderança feminina. Este é o ponto em comum entre os seis países que têm uma gestão louvável ao Covid-19. Angela Merkel, na Alemanha; Jacinda Ardern, na Nova Zelândia; Sophie Wilmès, na Bélgica; Sanna Marin, na Finlândia; Mette Frederiksen, na Dinamarca e Katrin Jakobsdottir, na Islândia estão à frente dos governos onde a tomada eficiente de decisões está conseguindo achatar a curva da propagação e impedir números aterradores registrados em países como Estados Unidos, Espanha, Itália e França.

Todos estes países estão melhor preparados para enfrentar a pandemia em termos de equipamentos médicos e de proteção para as equipes de saúde e o público em geral. Também foram aplaudidos por sua abordagem empática e transparente, em que foi dada a devida consideração ao cuidado do bem-estar social e econômico do cidadão.

Embora não haja desconto nos esforços que outros países também empreenderam contra a pandemia de Covid-19, o que essas seis nações alcançaram é realmente digno de aplausos. Embora a pandemia esteja longe de terminar, há definitivamente exemplos que o mundo pode aprender com essas administrações.

Dinamarca foi o segundo país a confinar toda população e agora já começa a levantar as restrições. O país registrou até agora 5.635 casos de contágios e 237 mortes, muito menos que os países vizinhos. O trabalhista Jacinda Ardern definou o seu plano na Nova Zelanda como o “mais restrito do mundo” e as cifras de contágios e mortos é uma das mais baixas do mundo.

Dando exemplo à população desde cima, Jakobsdottir, primera-ministra islandesa, decidiu se isolar voluntariamente depois de ser detectado um caso de coronavírus na escola do seu filho. Na Alemanha, o governo de Merkel trabalha junto com os estados federados no combate à pandemia, tem feitos testes massivos na população e aprovou ajuda econômica aos trabalhadores que estão confinados em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.