Espanha sem mortes por Covid-19 em 24 horas?

Dados do Ministério da Saúde espanhol apontam que contágios e mortes estão em queda na Espanha. País pode ter registrado pela primeira vez um dia sem mortes pela Covid-19 desde 3 de março

O boletim diário sobre a pandemia da Covid-19, divulgado nesta segunda-feira (01/06) pelo Ministério da Saúde da Espanha, não registra nenhuma morte em 24 horas. Caso isso se confirme, será a primeira vez que não se verifica nenhum óbito pelo vírus desde o dia 3 de março. A cautela neste dado, tanto pelo governo quanto a imprensa espanhola, se dá pelo fato que é comum se somarem casos a posterior por atraso no processamento das informações.

Mas é certo que o país, com cômputo desde março até agora de 27.127 óbitos e 239.638 contágios, vem tendo um descenço da pandemia. Com relação aos contágios, apenas 71 casos positivos foram registrados em toda Espanha nas últimas 24 horas, segundo provas laboratoriais. Destes, 18 foram em Madri, 16 na Catalunha e 11 em Castela e Leão. As mortes ocorridas  nos últimos sete dias foram 35.

O diretor do Centro de Coordenação e Alertas e Emergências Sanitárias, Fernando Simón, ressaltou a tendência de baixa nos registros e remarcou que na última semana 11 comunidades autônomas reportaram entre 0 e 2 mortes. Contudo, alertou que pode haver um “atraso” nas notificações e que isso pode implicar em óbitos ainda não contabilizados.

Em todo caso, o epidemiologista explicou que “a evolução dos casos é muito boa” e permite seguir com a redução das medidas de restrição. “Sabemos que boa parte da população não está infectada”, disse, frisando que “todos devem ser responsáveis e manter o usos de luvas e máscaras“. Akém disso, pediu que a população tenha cuidado com a gestão destes resíduos e não joguem o material no chão, pois podem contribuir com contágios.

Se as coisas continuarem bem e a evolução da pandemia permitir, Madri e Barcelona poderão entrar na fase 2 dos desconfinamento a partir do próximo dia 8 de junho”, avançou Simón. E na sequência, em 21 de junho, passariam à fase 3, quando se permitiria a mobilidade entre regiões, o que ainda está proibido. O que coincidiria com o final do estado de alarme decretado pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez em 16 de março passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.