Espanha estende estado de alarme contra Covid-19 até maio de 2021

Medida aprovada pelo Congresso de Deputados estende por seis meses decreto publicado no último domingo que estabeleceu toque de recolher em todo país e abriu passo a novas medidas restritivas

Covid-19 Espanha
Nas últimas 24 horas, 9.395 casos de Covi-19 foram diagnosticados na Espanha

O governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez (PSOE) obteve luz verde do Congresso espanhol para estender o estado de alarme por conta da Covid-19 até maio de 2021. A autorização chega cinco dias depois do decreto governamental publicado no domingo passado, no qual voltou a estabelecer medidas restritivas em todo país para conter a pandemia, entre elas o toque de recolher noturno. O alto número de contágios e de internamentos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais infectados pelo vírus faz temer que o país volte em. poucos dias ao estado de março passado quando foi preciso recorrer ao confinamento domiciliar.

Por enquanto Sánchez evitou estabelecer o confinamento domiciliar, contudo abriu as portas para que as comunidades autônomas pudessem ter respaldo na tomada de outras medidas de contenção da pandemia. Na Catalunha, por exemplo, a partir desta sexta-feira (30), começa a valer um confinamento perimetral por município. Ou seja, a não ser que tenha motivos excepcionais, os moradores dos municípios não podem sair dos seus limites geográficos.

A Catalunha também decidiu fechar teatros, cinemas, além de suspender as atividades esportivas e atividades extraescolares. As aulas continuam em primária e secundária enquanto o bacharelato terá atividades online. As universidades já estão em sistema de sessões online. As grandes lojas também terão as portas fechadas, enquanto bares e restaurantes permanecem apenas com autorização para vender para o cliente levar ou entrega em domicílio. O toque de recolher na Catalunha proíbe que as pessoas circulem das 22h até às 6h da manhã.

Madri, que passou 15 dias em confinamento perimetral, e está fazendo toque de recolher da meia-noite às 6h da manhã, decidiu proibir a entrada e saída na comunidade neste final de semana e no próximo, quando haverá pontes por conta de feriados. Outras comunidades já estão aplicando confinamento perimetrais e o decreto do governo central não permite a mobilidade de uma comunidade a outra.

Na sessão do Congresso Espanhol, na qual aprovou a prorrogação do estado de alarme por seis meses, o ministro da Saúde, Salvador Illa ressaltou que chega “um inverno longo” e que os próximos meses vão ser “muito duros”. “O cenário é muito preocupante e o risco muito alto”, alertou.

Nesta quinta-feira, as comunidades autônomas notificaram ao Ministério da Saúde 23.580 casos de Covid-19, dos quais 9.395 foram diagnosticados nas últimas 24 horas, frente a aos 9.303 registrados na quarta-feira, elevando a cifra global de pessoas infectadas a 1.160.083. A taxa média atual de contágios na Espanha nos últimos 14 dias se situa em 468,17 casos por cada 100.000 habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.