Espanha registra recorde de frio com – 34ºC em montanha na Catalunha

Estação meteorológica Clot del Tuc de la Llança, nos Pirineus, na Catalunha marcram -34ºC na madrugada do Dia de Reis, a noite mais fria em 65 anos

O Dia de Reis, celebrado neste 6 de janeiro, foi mais frio da história da Espanha dos últimos 65 anos. Foi o que registrou a estação meteorológica localizada em Clot del Tuc de la Llança, Alt Àneu, marcando a temperatura mais baixa da Catalunha desde o início dos dados. A nova mínima é de 34,1 graus abaixo de zero. O recorde ultrapassa os 32 graus negativos registrados no Lago Gento, em Vall Fosca, em 1956.

A estação está localizada próximo do Lago Saburó, onde o ar frio se acumula com muita facilidade. De fato, a temperatura registrada é a mais baixa de toda a Península Ibérica desde que existem dados. A estação é propriedade da Baqueira Beret e gerida pela Meteo Pirineu.

O mínimo histórico foi registrado em um episódio de baixas temperaturas em todo o país que durará vários dias. Aliás, em todo o país o Dia de Reis, feriado no país, manteve os termômetros praticamente congelados, com algumas exceções nas Ilhas.

A temperatura foi coletada pela plataforma Projecte 4 Estacions, que publica dados ao vivo no site Meteo Valls d’Àneu. O Projecte 4 Estacions é formado por um grupo de apaixonados por meteorologia que oferece câmeras ao vivo e curiosidades meteorológicas do território. Após a divulgação dos dados, várias entidades oficiais fizeram eco ao recorde.

É o caso da delegação aragonesa da AEMET (Agência Estatal de Meteorologia), que no seu Twitter afirma que “nas estações de alta montanha dos Pirineus, a estação montanhosa do Clot del Tuc de la Llança atinge -34ºC”. A temperatura de congelamento teria sido atingida neste ponto nos Pireneus centrais localizados a 2.305 metros.

Diante da atual onda de frio que está sofrendo o território peninsular, o Governo da Catalunha alertou em seu Twitter apontou que os termômetros podem cair a “temperaturas extremamente altas nos próximos dias”. Por isso, está ativado um alerta do serviço Meteocat para a previsão de queda de neve em vários pontos da região a partir desta quinta-feira (7) e recomendam evitar a mobilidade em zonas de risco. Também aconselham “evitar que bebês, idosos e pessoas com doenças respiratórias saiam de casa”. E, se for o caso, que não fiquem muito tempo sem se mover em espaços abertos expostos ao frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.