Itália cunha moeda dedicada a profissionais de saúde na luta contra a Covid-19

Moeda de dois euros tem gravada em uma das faces a palavra “Grazie” (obrigada) em letras maiúsculas e faz parte da nova Coleção de Numismática 2021

Moeda "Grazie"
Frente e verso da moeda de dois euros “Grazie”

A Itália decidiu homenagear os profissionais de saúde com o lançamento de uma moeda especial de dois euros com a palavra “GRAZIE” (obrigado) gravada em maiúsculo, ladeada por uma cruz à esquerda e um coração à direita. O modelo, do qual serão cunhadas três milhões de unidades, tem efígie de um homem e uma mulher, ambos representando trabalhadores da área, usando batas e máscaras. A moeda também terá as iniciais da autora do desenho, a italiana Claudia Momoni.

A iniciativa faz parte da nova Coleção de Numismática 2021, emitida pelo Ministério da Economia e Finanças. Desta forma, o Ministério da Economia italiano e seu órgão numismático agradecem o esforço que estes profissionais fizeram desde o início de uma pandemia que já custou a vida a mais de 85.000 pessoas no país, incluindo mais de 300 trabalhadores da saúde. O país foi um dos mais afetados na Europa pela pandemia da Covid-19, que há pouco menos de um ano já se encontra na terceira onda de contaminação.

Durante o confinamento no ano passado, se tornou comum, não apenas na Itália mas em diversos outros países, o momento de aplauso às 20h de cada dia para agrdecer a  este grupo de trabalhadores da saúde. Pelo trabalho, esforço e sacrifício para aliviar a expansão de um vírus que continua a restringir a a interação social em todo o planeta.

A coleção de moedas da qual faz parte a edição especial é composta por 15 temas inspirados na história italiana, arte, esporte, ciência, natureza e excelência gastronômica e vínica. Haverá, por exemplo, moedas dedicadas a figuras culturais como Dante, o pintor Caravaggio ou o compositor Ennio Morricone.

“Os temas desta edição pretendem representar um sentimento de unidade e coesão nacional. Mas também na gratidão para com aqueles que, em 2020, marcado pela pandemia Covid-19, colocaram sem reservas o seu profissionalismo ao serviço da comunidade ”, reconheceu o ministério italiano em comunicado oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.