Nova Zelândia transforma ano novo Maori em feriado nacional

Matariki passará a ser celebrado oficialmente a partir de 2022 por decisão da primeira-ministra Jacinda Ardern

A celebração do Matariki, o ano novo Maori, passará a ser feriado na Nova Zelândia. A decisão foi anunciada hoje pela primeira-ministra Jacinda Ardern, que desta forma cumpre a promessa eleitoral incluir tradicional celebração no calendário oficial do país. Matariki é o nome Maori dado ao aglomerado de estrelas das Plêiades, que surge no meio do inverno no hemisfério sul, marcando o início do novo ano nesta cultura.

Estrelas Plêiades
Matariki é o nome do aglomerado de estrelas das Plêiades que surge no inverno no hemisfério sul

O reaparecimento da constelação vinha sendo celebrado em eventos em toda a Nova Zelândia desde 2000, embora a tentativa do deputado Rahui Katene do partido Maori de tê-la reconhecida como feriado tenha falhado em 2009. A campanha para incluir a celebração no calendário oficial do país foi renovada no ano passado pelo  site de notícias Stuff, que defende a ActionStation e a New Zealand Republic. Uma pesquisa com 1.128 pessoas conduzida pela UMR atestou que 63% apoiavam a transformação do Matariki feriado.

Os trabalhistas prometeram fazer de Matariki um feriado na campanha eleitoral de 2020. A primeira celebração será em 24 de junho do próximo ano, embora as datas mudem de acordo com Maramataka, o calendário lunar maori.“Matariki é uma celebração exclusivamente Maori e, portanto, da Nova Zelândia. E, em nossa opinião, já faz muito tempo”. A palavra Matariki pode ser traduzida de duas maneiras diferentes: os “olhos de deus” (mata ariki) ou “olhos pequenos” (mata riki).

Os feriados para os próximos 30 anos serão decididos em breve com o grupo consultivo Matariki recém-estabelecido – embora seja esperado que caia sempre em uma segunda ou sexta-feira, entre o aniversário da Rainha em junho e o Dia do Trabalho no final de outubro.

O presidente Rangiānehu Matamua, professor da Universidade de Waikato, especializado em astronomia maori, disse que é importante reconhecer as diferenças regionais em como os iwi (tribos) marcam o início do Matariki a cada ano. O grupo também aconselharia sobre como o evento deveria ser celebrado e desenvolveria recursos para educar o público sobre seu significado e outras sabedorias indígenas.

Ardern disse que viu o novo feriado como “uma oportunidade para aprender mais sobre o Matariki” e para apoiar outras iniciativas, como aprender a história maori nas escolas. O governo também espera que um novo feriado ajude a impulsionar o setor de turismo, encorajando viagens domésticas durante o inverno e – uma vez que as fronteiras sejam reabertas para visitantes internacionais – como uma “experiência de férias única na Nova Zelândia para comercializar para o mundo”.

O novo feriado será incluído na Lei dos Feriados este ano. É o décimo segundo feriado público da Nova Zelândia desde que o Waitangi Day foi introduzido há quase 50 anos. Em discurso à imprensa, Ardern disse que seu governo estava comprometido em fazer progresso para Maori e navegar no relacionamento sob o Tratado de Waitangi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.