Pessoas “em situação prioritária” regressam do Brasil a Lisboa em voo da TAP

Voo da companhia aérea portuguesa sai no sábado do Brasil com 298 vagas completas, das quais cem passageiros são considerados “em situação prioritária”

Um total de cem portugueses que estavam retidas no Brasil desde o fechamento da fronteira por parte de Portugal, desde o final de janeiro por conta da pandemia, serão trazidas de volta neste sábado (27) em um voo operado pela TAP. Segundo informações da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, divulgadas pela agência de notícias Lusa, o voo comercial com 298 vagas está lotado com pessoas em situação considerada prioritária, uma ao abrigo do regime de repatriamento, e as demais com passagem já comprada com a companhia aérea e que conseguiram ser acomodados.

Nunes informou que “o número de pessoas em situação considerada prioritária aumentou nestes últimos dias, das cerca de 70 inicialmente previstas, para 100”. “São pessoas que têm necessidade de regressar por razões de saúde, problemas familiares ou financeiros”, explicou nas declarações à Lusa.

De acordo com a secretária, apenas uma pessoa recorreu ao repatriamento, ao explicar que se tratou de uma situação analisada e verificada pelos serviços consulares portugueses no Brasil, e tratava-se “efetivamente”, de alguém numa situação de grande vulnerabilidade. Contudo, sublinhou, a pessoa em questão, que agora contou “com o apoio consular, terá de reembolsar o dinheiro ao Estado”, mais tarde.

“Essa ideia de que o voo de repatriamento é pago pelo Estado é errada”, esclareceu Nunes, aao dizer que o que estado está fazendo é “dar a possibilidade às pessoas de regressarem”. “Não há voos grátis, nem no início da pandemia houve”, afirmou, lembrando que as autoridades portuguesas têm feito sucessivos alertas para as pessoas não viajarem a não ser por razões “essenciais”.

Nunes aproveitou para apelar a todos irão viajar neste avião que cumpram “rigorosamente a quarentena” a que estão obrigadas para que não coloquem outras pessoas em risco. Ela disse ainda o avião que trará de regresso a Lisboa, no próximo sábado, os portugueses retidos no Brasil “tem 298 lugares e está completo”. “A grande maioria já tinha voos TAP”, comprados e marcados, que foram cancelados, adiantou.

Questionada sobre a possibilidade de o Estado negociar com companhias de aviação a transferência de passagens de uma para outra, Nunes disse que isso não foi equacionado, mas admitiu a necessidade de um novo voo no futuro. No último dia 17 de fevereiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou o repatriamento de portugueses que se encontram no Brasil e que precisam de regressar a Portugal por “razões humanitárias”.

Em 27 de janeiro, o Governo suspendeu os voos de e para o Brasil entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro, uma medida “de último recurso”, que já foi prorrogada uma vez, e que o ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu ser necessária tendo em conta a “situação muito difícil” que se vivia em Portugal em relação à pandemia de Covid-19.

Com isso, ainda há muita gente tanto retida no Brasil como em Portugal, sem conseguir regressar aos seus destinos. Para quem tem bilhetes que foram cancelados, as companhias áreas, como a TAP, estão remarcando os voos. Há passageiros que já tiveram os voos com datas remarcadas duas vezes e ainda não se sabe se conseguirão voar, uma vez que isso depende da abertura de fronteira com o Brasil por parte do estado português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.