Brasileiras contra o fascismo presentes em ato contra discurso de ódio em Barcelona

Coletivo de mulheres brasileiras denuncia discurso de ódio de Bolsonaro em protesto realizado em Barcelona no Dia Internacional contra o racismo

BRASILEIRAS CONTRA O FASCISMO
Brasileiras contra o fascismo denunciaram em Barcelona discurso de ódio de Jair Bolsonaro

O Dia Internacional contra o racismo foi marcado na Catalunha pela realização de manifestações contra o discurso de ódio. Convocado pela Unidade Contra o Fascismo e o Rascismo, movimento que luta para impedir o avanço da extrema direita, contou em Barcelona com a participação dos coletivos Brasileiras contra o Fascismo e Casa da Gente. No protesto, os grupos levaram cartazes de repúdio a políticos de extrema direita de todo o mundo, entre eles o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Entre as manifestantes a deputada Maria Dantas, brasileira com assento no Congresso espanhol que luta em defesa dos direitos humanos. A parlamentar que se destaca na defesa de coletivos minoritários, entre eles imigrantes, ciganos, LGBTI, entre outros, destacou a importância da luta pelos direitos dos mais vulneráveis.

O protesto foi realizado de maneira estática na praia da Barceloneta, na capital catalã, por conta das medidas de prevenção contra a Covid-19. Cada participante, segurando cartazes, se manteve a dois metros de distância do outro.

Na manifestação, as participantes brasileiras foram uma das mais procuradas pela imprensa para responder questões sobre o combate à Covid-19 no Brasil. As notícias da má gestão da pandemia por parte de Bolsonaro e a reaparição de Lula no cenário político brasileiro foram alguns dos temas das entrevistas.

Diversos coletivos se uniram à manifestação da Unidade Contra o Fascismo e o Racismo, que atua em diversas frentes combatendo o discurso de ódio contra ciganos, judeus, imigrantes, africanos, entre outros e defende direitos sociais para todos sem discriminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.