Ambientalistas reúnem 300 entidades em protesto contra ampliação do aeroporto El Prat

Manifestantes vindos de cidades no entorno do aeroporto se concentraram em Barcelona após caminhada de protesto contra projeto área ambiental protegida pela União Europeia
O movimento ambientalista deu uma demonstração de força neste domingo em Barcelona, onde cerca de 300 organizações sociais, de bairro e ambientais protestaram contra a expansão do aeroporto de El Prat, atendendo ao chamado da Rede de Justiça ClimáticaZeroPort. Apesar de o projeto estar “suspenso” pelo governo espanhol, os manifestantes alertam que pode ser reativado a qualquer momento e exigiram que seja interrompido permanentemente e a que haja reconsideração do modelo econômico. 
Protesto ambientalista Barcelona
Manifestantes preocupados com mudanças climáticas foram às ruas de Barcelona protestar contra ampliação do aeroporto El Prat. Foto: Gerard Sauret
Além disso, denunciaram os riscos ambientais e climáticos envolvidos na execução do projeto. A Aena, operadora do aeroporto,  tem planos para aumentar sua capacidade do Prat para 70 milhões de passageiros, num investimento de 1,7 bilhão de euros. O problema é que para alargar a terceira pista, haveria a destruição da lagoa de La Ricarda, local protegido pela União Européia.
Aeroporto El Prat
Visão aérea do aeroporto El Prat, gestionado pela Aena, cujo entorno é formado por áreas ambientais preservadas
A manifestação confluiu na Avenida Tarragona, próximo à Praça Espanha, após a junção dos integrantes das passeatas que saíram dos municípios do entorno do aeroporto. De acordo com a Guarda Urbana, mais de 10 mil pessoas se manifestaram, enquanto os organizadores estimaram em 90 mil o número de participantes. Os lemas dos cartazes, faixas e bradado pelo participantes foi “Pelo clima, saúde e vida” e “Menos aviões, mais vida”.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.