Lava do vulcão Cumbre Vieja engole uma centena casas, cultivos e estradas em La Palma

Autoridades procederam à evacuação de moradores e turistas dos municípios de El Paso e Llanos de Aridane, área habitada mais próxima da erupção iniciada no domingo na ilha espanhola
Erupção em La Palma
Casas no caminho dos rios de lava são destruídas em La Palma
Mais de 5 mil pessoas, entre moradores e turistas, foram evacuados da área mais próxima do complexo vulcânico Cumbre Vieja, nas ilhas Canárias de La Palma, que entrou em erupção no domingo. Segundo relatos publicados nas redes sociais e nos meios de comunicação espanhóis, o fluxo de lava das oito bocas é imparável, já passou por várias estradas, engolindo casas e cultivos no seu caminho. Esta é a primera erupção terrestre em Canárias nos últimos 50 anos. Devido à gravidade da situação, o primeiro-ministro Pedro Sánchez (PSOE), adiou viagem que tinha planejada ontem aos Estados Unidos e foi à ilha para acompanhar a situação de perto. 

Durante a semana, foram registrados milhares de terremotos na ilha de magnitude variada. De acordo com o Instituto Geográfico Nacional, de 10 de setembro até este domingo, foram registrados mais de 1.450 tremores. Somente neste domingo, foram registrados mais de trezentos terremotos nesta área de La Palma. Nos últimos anos, o vulcão Cumbre Vieja experimentou eventos sísmicos em 2017, 2018, 2020 e 2021.
O Instituto Vulcanológico de Canárias definiu o atual episódio como uma “erupção estromboliana que emana fontes de lava e piroclastos”. A erupção começou às 15h10 na área de Cabeza de Vaca e tem até agora oito bocas de erupção ativas. É uma área de floresta despovoada que pertence ao município de El Paso, para onde a lava está se dirigindo.
O complexo vulcânico de Cumbre Vieja é um dos mais ativos das ilhas Canárias. A ilha de La Palma estava em alerta amarela e na tarde do domingo passou ao alerta laranja (3 em uma escala de 4) por risco vulcânico. As rochas que o vulcão ejeta provocaram pequenos incêndios que atingiram a  algumas casas.

O prefeito de La Palma orientou que a população tome precauções e que evite se aproximar da área de erupção. Ressaltou também a importância de manter as vias livres de veículos para não atrapalhar  evacuação da população e atuar como serviços de emergência. Devido ao número de cinzas que está chegando às áreas habitadas, está sendo recomendado à população que fique em casa e mantenha janelas fechadas para evitar a entrada da fumaça. Também aconselharam a usar roupas que cubram pernas e braços e usem óculos de proteção, além de máscaras.

Especialistas alertam que os gases vulcânicos são muito perigosos e insistem em pedir à população que evite se aproximar da área afetada porque a evolução ainda é imprevisível e o processo eruptivo pode mudar de um momento para o outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.