Céu de Barcelona iluminado por estrela que coroa nova torre da Sagrada Família

Torre dedicada à Mãe de Deus foi iluminada na basílica projetada por Antonio Gaudí em celebração com participação do papa Francisco

Os olhares em Barcelona se voltaram na noite desta quarta-feira, 8 de dezembro,  dia de Nossa Senhora da Conceição, para as torres da basílica Sagrada Família, a obra monumental de Antonio Gaudí. A expectativa se devia à inauguração da torre da Mãe de Deus, com a iluminação da estrela de vidro de 12 pontas que a coroa, ocorrida às 19h30. Na sequência, todo o templo, que também estava às escuras foi iluminado.

A cerimônia de benção da torre foi realizada pelo arcebispo de Barcelona, Joan Josep Omella. Antes, foi exibida uma mensagem de vídeo gravada especialmente para o evento pelo papa Francisco.

A última peça da torre da Mãe de Deus, a estrela, foi colocada no topo desde a semana passada, numa altura de 138 metros. A estrela, feita por um vidreiro da cidade de Mataró, refletirá os raios do sol durante o dia e acenderá à noite em dias específicos. Com diâmetro de 7,5 metros e peso de 5,5 toneladas, é construída em vidro texturizado, com estrutura de aço inoxidável nas bordas.

Estrela Sagrada Família
Estrela coroa torre dedicada à mãe de Deus com 138 metros de altura

A Sagrada Família tem 18 torres e a dedicada à Virgem Maria será a segunda mais alta, superada apenas pela de Jesus Cristo, que será encimada por uma cruz e atingirá 172 metros de altura. A torre da Virgem Maria, por dentro, está completamente vazia. Forma uma cúpula de 60 metros, coberta por um mosaico de diferentes tons de branco, onde a luz rebate e se projeta no interior da basílica para iluminar o altar.

CERIMÔNIA – Enquanto a torre era iluminada, a orquestra do Orfeó Català executou o “Magnificat”, hino dedicado à Virgem Maria. Em sua homilia, Omella disse que o templo projetado por Antoni Gaudí “é o emblema de Barcelona” e um dos mais “belos e impressionantes do planeta“. “Dizer Gaudí é dizer Sagrada Família. E dizer Sagrada Família é dizer Barcelona. Esta basílica tornou-se um importante patrimônio artístico, cultural e social. Sem querer, o templo da Sagrada Família é o emblema de Barcelona. E hoje nós temos a sorte de poder inaugurar e abençoar a torre dedicada à Virgem Maria ”, disse.

Papa Francisco Sagrada Família Barcelona
Papa Francisco participou da celebração através de mensagem de vídeo

Na sua mensagem, o papa Francisco desejou que a estrela encorajasse gestos diários de amor, fraternidade e atenção aos mais desfavorecidos. O papa lamentou que as sociedades muitas vezes fazem com que muitas pessoas vivam em situações de pobreza e exclusão: “Desejo enviar as minhas saudações de modo especial aos mais pobres desta grande cidade, aos enfermos, aos afetados pela pandemia da Covid-19, aos idosos, aos jovens que, devido às diversas situações, veem o o vosso futuro, às pessoas que vivem momentos de provação … Queridos amigos, para todos vós brilha hoje a estrela da torre de Maria ”. Francisco também rezou pelos cidadãos para fazer de Barcelona um “lugar mais habitável e acolhedor para todos”.

As cerimônias de inauguração da torre começaram nesta quarta-feira dentro da basílica com uma mostra da cultura popular. Participaram do evento os Gigantes da cidade, a Águia, o Pelotão de Gaudí, os castellers da Sagrada Família e a Cobla de Sant Jordi.

No evento, o presidente da Generalitat, Pere Aragonès, destacou que a presença da cultura popular na Sagrada Família é um sinal de que a história do templo e da cidade estão “entrelaçadas”: “O que a Sagrada Família representa para o povo catalão e para a cidade de Barcelona não pode ser compreendido sem a participação de seus cidadãos”.

O programa de atividades para comemorar a inauguração da torre vai até o dia 4 de janeiro e estão programadas palestras, concursos escolares e literários, canções de natal, desfiles de gigantes, brincadeiras infantis e danças folclóricas, entre outros, tanto no interior como o exterior da basílica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.