Brasileiras contra o Fascismo participam de manifestação contra o racismo em Barcelona

Plataforma de brasileiras estará na manifestação em Barcelona do dia 19 de março convocada pela Unidade Contra o Fascismo e o Racismo (UCFR) por ocasião do Dia da ONU Contra o Racismo

A plataforma Mulheres Brasileiras Contra o Fascismo (MBCF) participará no próximo dia 19 de março, em Barcelona, da manifestação por ocasião do Dia da ONU Contra o Racismo e dentro da convocação internacional #WorldAgainstRacism. No ato, organizado pela Unidade Contra o Fascismo e o Racismo (UCFR), integrada por diversas organizações da sociedade civil, o grupo de brasileiras terá lugar de fala representado pela carioca Dai Sombra.

As MBCF ocuparão uma das alas da manifestação que ocorrerá no centro de Barcelona, a partir das 12h, e denunciarão as problemáticas que mais afetam o coletivo de mulheres negras no Brasil.

Na chamada para a manifestação, UCFR explica que “o racismo – com formas específicas como islamofobia, anti-semitismo e anti-ciganismo – está piorando em todos os lugares”. “Como resultado, estamos enfrentando um aumento preocupante de crimes de ódio”, alertam.

A UCFR também está mobilizada contra  racismo institucional e todas as formas de racismo e ódio. “Estamos solidários com os refugiados e migrantes, e particularmente os jovens migrantes, que estão sujeitos a uma terrível campanha de criminalização e estigmatização”.

No ato, todas as entidades participantes estarão destacando o apoio ao projeto de lei popular conhecido como Regularização Já, que visa garantir que mais de 600 mil pessoas em situação administrativa irregular na Espanha tenham acesso a direitos.

DIREITOS PARA TODOS – A UCFR também alerta que “a ascensão do racismo e da extrema direita são uma ameaça para a grande maioria da população”. “Se permitirmos que um grupo ataque impunemente hoje, parte da população, amanhã será outro, e no dia seguinte outro. Assim, por razões de solidariedade e interesse próprio, devemos responder ao aumento do ódio com uma defesa firme e unida dos direitos de todas as pessoas, sem discriminação ou exclusão”, enfatizam.

#StopVOX – Outra bandeira de luta do movimento é contra a ascensão do partido ultra VOX na Espanha, que segundo a UFCR “está agravando o racismo, a masculinidade, a LGTBIfobia… que já existiam promovendo um nacionalismo ultraexclusivo, com uma forte componente de ódio visceral à Catalunha e à diversidade linguística e nacional, que ameaça devolver-nos ao “Único, Grande e Livre” do regime de Franco”.

De acordo com a UFCR, na Catalunha também se vê o crescimento de uma extrema direita, na forma de vários grupos minoritários. “Não podemos permitir que a extrema direita se levante, não importa a bandeira que acene, ou os pretextos necessários para obter apoio”. A plataforma ressalta que já existe uma resistência crescente à ascensão do fascismo, da extrema direita e do populismo racista em diferentes países e isso tem mostrado que pode ser eficaz. “Agora precisamos de mais unidade e solidariedade internacional para enfrentar o racismo e a extrema direita”, completam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.