A receita de cientistas de Barcelona contra crise climática

Pesquisadores recomendam que se opte por outros modelos pós-crescimento para evitar os piores cenários da emergência climática

Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (ICTA-UAB) alertam que as atuais políticas econômicas globais estão afastando as nações das metas de redução de emissões e aquecimento global.

Segundo eles, o modelo econômico é impulsionado pelo crescimento exponencial e depende do aumento do uso de energia. As políticas são baseadas na esperança de poder aplicar tecnologias de captura e armazenamento de carbono que ainda não foram testadas em escala comercial. Por isso que estão pedindo uma desaceleração no consumo de petróleo, embora isso inevitavelmente leve a uma desaceleração da economia.

Solicitam que se opte por outros modelos pós-crescimento para evitar os piores cenários da emergência climática; modelos que priorizam as necessidades humanas, um estilo de vida mais saudável e sustentável. Ações que possibilitariam o cumprimento dos compromissos climáticos e de emissões firmados no Acordo de Paris (2015).

Giorgos Kallis é um dos principais autores de uma pesquisa internacional que já foi publicada em 2021; é um economista ambiental que trabalha com justiça ambiental e os limites do crescimento: “Precisamos sair impunes dessa maneira de pensar sobre o crescimento do produto interno bruto (PIB) e as consequências para o PIB”.

Aljosâ Slamersâk é pesquisadora do ICTA-UAB, doutora em Ciência e Tecnologia Ambiental, e também participou deste estudo publicado na revista Nature Energy Journal: “Se os países desenvolvidos continuarem priorizando o crescimento econômico, será muito difícil evitar o clima colapso”.

Os pesquisadores explicam que as políticas pós-crescimento manteriam uma economia estável e atenderiam às necessidades sociais da população sem crescimento econômico. Um dos exemplos que usam quando falam de outros indicadores sociais chave para calcular o nível de bem-estar de um estado é o da esperança de vida. Aljosâ Slamersâk: “Países como os Estados Unidos têm uma economia muito poderosa, mas seu sistema de saúde pública é pior que o nosso”. E é que a Espanha supera os Estados Unidos em expectativa de vida, apesar de ter 55% menos PIB per capita.

Giorgos Kallis: “Em geral, os cenários que surgem com pouco aumento do PIB são cenários ruins; são cenários de caos, guerras… Por isso queremos apontar, como cientistas, mas também como membros da sociedade, que eles existem. Bons cenários mitigando a crise climática, cenários em que novos empregos, novas oportunidades e novos e melhores modos de vida estão sendo criados.”

Eles insistem na necessidade de intervenções políticas em áreas como transporte, indústria, agricultura, construção e planejamento urbano. “Essas ações devem incluir a extensão das garantias dos produtos, direitos de reparação, a minimização do desperdício alimentar, a redução da dependência de métodos agrícolas industriais, a promoção da reabilitação acima da nova construção e a melhoria da eficiência energética dos edifícios existentes”, explica Jason Hickel, pesquisador da London School of Economics, que se juntou ao ICTA-UAB este ano.

Insistem na necessidade de intervenções políticas em áreas como transporte, indústria, agricultura, construção e planejamento urbano. “Essas ações devem incluir a extensão das garantias dos produtos, direitos de reparação, a minimização do desperdício alimentar, a redução da dependência de métodos agrícolas industriais, a promoção da reabilitação acima da nova construção e a melhoria da eficiência energética dos edifícios existentes”, explica Jason Hickel , pesquisador da London School of Economics, que se juntou ao ICTA-UAB este ano.

No artigo, os estudiosos propõem uma abordagem alternativa para evitar mudanças climáticas perigosas que não dependem do sucesso da tecnologia. Aljosâ Slamersâk argumenta que o pós-crescimento exige que os países ricos se afastem do crescimento econômico e se concentrem em “atender às necessidades humanas e ao bem-estar, por exemplo, reduzindo a desigualdade, garantindo salários decentes, encurtando a semana de trabalho para manter o pleno emprego e garantindo acesso à saúde pública, educação, transporte, energia, água e habitação a preços acessíveis.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.