Morre Muriel Casals, uma das vozes mais atuantes do independentismo catalão

Muriel La Forastera
Muriel Casals não resistiu aos ferimentos provocados ao ser atropelada por uma bicicleta

Muriel Casals, 70, uma das ativistas de maior visibilidade do movimento independentista catalão, morreu na manhã deste domingo (14), em Barcelona. Ela estava internada desde o último dia 30 de janeiro no Hospital Clínico, depois de ter sido atropelada por uma bicicleta e sofrer traumatismo craniano, fratura na pélvis e outros ferimentos.
O desaparecimento de Casals, que era deputada pela coalizão Juntos pelo Sim no Parlamento regional, causa grande comoção na Catalunha, onde construiu uma destacada trajetória política, social e cultural e era conhecida pelo carisma, trato respeitoso e ideais libertários. Atualmente também presidia a Comissão de Estudos sobre a futura constituição catalã.
Sua projeção como militante independentista se deu entre 2010 e 2015, quando ocupou a presidência da Òminium Cultural, organização da sociedade civil que defende a desconexão da Espanha. No cargo, figurou como uma das grandes impulsoras do processo soberanista e do direito a decidir, assim como na organização de mobilizações multitudinárias organizadas nos últimos anos junto com a Assembleia Nacional Catalana (ANC).
Em sua conta do Twitter, o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, prometeu fazer realidade o seu sonho, em referência à proclamação da República Catalã, um dos compromissos da coalizão Juntos pelo Sim, da qual faz parte.
A deputada Carme Forcadell, atual presidente do Parlamento e ex-dirigente da ANC, com quem militou em defesa da soberania, também se pronunciou nas redes sociais: “Obrigada estimada amiga por tudo, especialmente pelo “sorriso da revolta”.
Nascida na cidade francesa de Avinyó, em 1945, durante o exílio dos pais, estudou Economia e era professora emérita da Universidade Autônoma da Catalunha (UAB), onde foi vice-diretora do Departamento de Economia e História.

One thought on “Morre Muriel Casals, uma das vozes mais atuantes do independentismo catalão

  • 15 de fevereiro de 2016 em 12:44
    Permalink

    Exemplo de mulher que dignifica a humanidade!!! Descanse em PAZ,GRANDE GUERREIRA!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.