The Times: Polícia turca mata sírios, entre eles crianças, que tentam cruzar fronteira

Sirios
Fotografia feita em Akçale, na província de Sanliurfa, Turquia, onde se mostra refugiados sírios esperando para cruzar a fronteira, em junho passado. EFE

A edição online do jornal britânico do jornal The Times desta quinta-feira, 31 de março, traz uma denúncia grave. Policiais turcos estariam atirando, para matar, contra refugiados que fogem da guerra civil na Síria. A matéria (link aqui) diz que 16 pessoas, incluindo três crianças, foram mortas por guardas turcos ao tentar atravessar a fronteira durante os últimos quatro meses. As informações são do Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Na matéria, o jornal alerta que o número real de pessoas mortas na tentativa de atravessar a fronteira turca pode ser maior, de acordo com fontes ouvidas na Síria e na Turquia.
A denúncia vem a público onze dias após a assinatura do polêmico acordo entre a União Europeia (EU) e a Turquia para impedir a chegada de refugiados à Europa através das ilhas gregas. O acordo inclui um compromisso do estado turco para conter os requerentes de asilo e “reforçar o seu controle das fronteiras”. Também prevê o retorno dos migrantes para a Turquia, norma que já começou a ser aplicada.
Apesar das críticas sobre legalidade do acordo, a UE considera a Turquia um “estado seguro”. Por esta definição, cumpre os requisitos para que os solicitantes de asilo não sejam devolvidos a zonas onde sua vida corra perigo e garante que sejam acolhidos nas condições de dignidade estipuladas na Convenção de Genebra.
A denúncia revela o contrário. O que será que a UE tem a dizer sobre isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.