“Breixit pode ser primeiro passo para desintegração europeia”

Tusk
Presidente do CE disse ter “a certeza” de que os inimigos da Europa vão “abrir uma garrafa de champanhe” se o resultado for pelo Brexit

A três dias do referendo no qual a população decidirá sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), o presidente do Conselho Europeu (CE), Donald Tusk, disse que uma vitória do denominado “Brexit” pode ser o primeiro passo da desintegração europeia. A declaração, feita durante visita a Portugal nesta segunda-feira (20), veio seguida de um apelo aos britânicos: “Fiquem conosco”.
Tusk admitiu o “tom dramático” do seu apelo em função das consequências políticas imprevisíveis de um eventual resultado a favor da saída. Para ele, a saída do Reino Unida da EU “pode ser um encorajamento” e tornar-se no “primeiro passo de um processo de desintegração europeia”.
O presidente do CE disse ter “a certeza” de que os inimigos da Europa vão “abrir uma garrafa de champanhe” se o resultado for pelo Brexit e sublinhou que o seu “maior medo” é que ele “seja um encorajamento para outros eurocéticos” e “algo como um primeiro passo de todo um processo de desintegração”. “O melhor comentário, apesar de velho e banal, é mesmo ‘Unidos venceremos, divididos cairemos'”, concluiu Tusk.
Tusk esteve em Portugal cumprindo agenda de trabalho com o primeiro-ministro português, Antônio Costa, que enfatizou os riscos de uma eventual saída britânica da UE e defendeu que a Europa e o Reino Unido “têm de estar juntos seja qual for a forma”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.