Debate discute presente e futuro da Catalunha
“Presente e futuro da Catalunha no Mundo” é o tema do debate promovido pela Assembleia Nacional Catalã (ANC), no próximo sábado, 18 de julho, em Terrassa, na região metropolitana de Barcelona, da qual terei a honra de participar como debatedora.
Também farão parte da roda de diálogo, organizada pela ANC Terrassa, o cientista político Jordi Armadans, presidente da Fundação Pela Paz, e Jordi Batet, membro da setorial Catalunha Exterior da ANC. O evento faz parte de um ciclo de conversas dentro da semana “Abertos ao Mundo” e acontecerá ao ar livre, na Plaça de la Torre del Palau, a partir das 19h.
O objetivo é que cada um dos debatedores faça uma explanação, levando em conta sua área de atuação, sobre a relação da Catalunha com o resto do mundo. A comunidade autônoma está passando por um processo soberanista, cujo propósito é tornar-se independente da Espanha, a partir de um movimento político-social construído democraticamente em conjunto com a sociedade.
Após a explanação de cada um dos convidados, haverá debate com o público, que poderá se manifestar e fazer perguntas.
Desde já, agradeço o convite feito pela ANC, e o desafio de explanar o ponto de vista de um correspondente internacional sobre o processo independentista catalão.
Parabéns pelo blog e pela oportunidade de participar nessa xerrada em Terrassa.
Por aqui no Brasil a mídia ainda não comenta nada sobre esse momento histórico que a Catalunha esta vivendo. Creio que a partir da eleição do 27 S os meios de comunicação brasileiros começarão a divulgar o processo para conseguirmos a independência.
Por outro lado estou tentando organizar um evento público aqui em São Paulo para chamarmos a atenção sobre o 11 S, tal como fizemos nos últimos 2 anos com a Via Catalana e a “V”. A verdade é que tá muito difícil organizar qualquer evento pois a maioria dos catalães que moram aqui parecem que estão um pouco alheios com o que está acontecendo aí. Enfim vou continuar insistindo…
Um abraço e lembranças ao Gerard.
Màrius Vendrell
Presidente da Associação Cultural Catalonia
Coordenador da Assembléia Cultural Catalâ no Brasil