Jornalista Patrícia Cassemiro indica roteiros incríveis no Viaje Mundo Afora

O Blog Mundo Afora passa a contar com uma colaboradora muito especial: a jornalista pernambucana Patrícia Cassemiro. Ela chega com a missão de indicar os roteiros mais fantásticos no Viaje Mundo Afora. Experiência não lhe falta. Apaixonada por viajens, nos últimos dez anos têm acumulado carimbos de estadas em diversos países no seu passaporte em aventuras que passará a compartilhar aqui. Abaixo, ela explica como pretende fazer isso:

A jornalista pernambucana Patrícia Cassemiro compartilhará no Viaje Mundo Afora dicas para que sua viajem seja uma experiência maravilhosa

Mundo Afora abre mais que um espaço para viajarmos juntos, uma janela para o mundo com suas maravilhas e queremos estar com vocês na hora de suas viagens.
Para isso, tenho que primeiro contar uma história: quando pequena, enquanto todos brincavam de bonecas, eu sempre brincava de ir viajar. Cadeiras em filas, aeromoças, bagagens… e a imaginação de que olhando da minha janela poderia ver desde a Torre Eifel até a Muralha da China. Imaginava a neve e sua aurora boreal a uma esfinge sentada no deserto mais caloroso.

Viagem ao Egito, do álbum de Patrícia Cassemiro

Nunca pensei em trabalhar como aeromoça, piloto …nada disso. Sempre sonhei em ser a noiva, ou seja, o passageiro com todos ao meu serviço. Adolescente, fui mochileira. Viajei com pouco mais de 20 anos, sozinha, para Europa, com um inglês básico, mas com uma vontade advance de conhecer o mundo.
A vida dá voltas e nestas voltas fui podendo ir realizando pouco a pouco os meus sonhos. Considero que ainda falta muito por conhecer e explorar, mas tenho a convicção de os sonhos são para serem seguidos e realizados. Viajar é minha prioridade. Trabalho e trabalho sempre com a perspectiva de chegar a hora de viajar. Uma coisa é certa: o mundo sempre te espera e lá no outro recanto sempre há uma nova lição de vida.

Vista do prédio mais alto de Dubai, do álbum de viagens de Patrícia Cassemiro

Por isso, antes de iniciar qualquer roteiro, é preciso se informar. Há algumas dicas que são muito importantes saber antes da partida. Mesmo quando se hospeda em hotéis “sete estrelas” ou já se tem todo o roteiro milimétricamente preparado, é bom saber dizer obrigada no idioma local. Também conhecer minimamente a etiqueta de cada lugar, o que pode e o que não deve dizer ou fazer, pois dinheiro não compra simpatia e a falta dele tampouco é motivo para você náo chegar no ponto mais alto dos seus sonhos de viajeiro.

Aqueduto em Provença, na França, foto das andançás de Patrícia Cassemiro Mundo Afora

Depois que você põe o pé na estrada, o importante é compartilhar mais e mais informações. Na internet há de tudo, mas nem sempre você sabe se o outro que tecla é uma pessoa com os valores totalmente inversos do seu?! Náo é verdade!
Minha proposta é mais que indicar roteiros, ajudar a tirar as dúvidas, sejam as mais báscicas, de como comprar, comer, dançar, estudar e conhecer os pontos mais importantes através da experiência de quem já rodou muito mundo afora.

Patrícia Cassemiro e o marido Benja, companheiro de muitas viagens, em Ibiza, na Espanha

Que o seu roteiro seja uma parada especial para o pôr do sol, ou uma noite muito divertida, ou ainda uma balada imperdível para os de 20, 30, 40 e 90 anos…. Como é saboroso ver, tocar e sentir o frio da neve ou o calor de outros continentes. Disfrutar de um bom serviço de champagne à beira do mar… Mas na hora do imprevisto temos que saber como agir! O mundo é grande e apesar de muitas vezes pensarmos que já sabemos de tudo, não custa nada perguntar.
Assim, abrimos este espaço para todos e não apenas para consumir informação, mas para compartilhar-la. Nos escrevam e vamos tirar suas dúvidas. Não fique parado(da)! Viajar é o melhor investimento, a melhor forma de aprender e de saborear a vida. E para os casais digo que é uma oportunidade ter uma nova lua de mel. Para os solteiros, de encontrar o amor ou de aproveitar a deliciosa experiência de ir onde mande os seus pés.

Costa da Itália, de um dos roteiros de Patrícia Cassemiro

Nos escrevam e tentaremos esclarecer as dúvidas. O que levo de roupa para Alemanha em setembro ou novembro? O que vou encontrar em Nova York? Que moeda eu levo e quando é o melhor momento de fazer o câmbio? Na Croácia circula o euro ou tenho que levar outra moeda?
Ah, besteira, posso levar o cartão e pagar tudo! Nada disso! Pasmem, em cidades como Berlim você pode encontrar dezenas de bares que não o aceitam cartão! Há lugares, como na Tailândia, que não é recomendável deixar seu cartão para pagar. Falando na Tailândia, andar de táxi ali tem seus riscos. Há motoristas que enganam os turistas e os deixam em locais ermos, de onde sair só é possível com outros serviços de táxis mais caros, o que pode comprometer toda sua viagem. Por evitar experiências deste tipo, tentaremos passar a informação mais precisa sobre o local onde você deseja chegar, visitar e passar suas férias.

Álbum de viagem ao México de Patrícia Cassemiro

Eu adoro imãs, por isso na minha geladeira há um de cada lugar para onde já fui nos últimos dez anos. Cada vez que estou na cozinha e olho para os imãs, recordo um pouquinho dos lugares que visitei. Essa coleção me transporta a momentos felizes e até engraçados.
Lembrem que muitas vezes não é tão fácil como pensamos comprar ingresso para ver uma boa partida de NBA. Neste caso, é melhor comprá-los tão antecipadamente quanto os bilhetes de aviáo. E vale apena! Não sou fanzona de basquete, mas juro que numa destas partidas você vivenciará um espetáculo, com a música, o público, cervejas, hotdogs ou pipocas, é tudo muito divertido.
Os preços para entradas de museus, espetáculos, jogos dependem de quanto tempo de antecipação você compra. Ah vou em Barcelona e vejo a Sagrada Família! Não é só chegar e comprar o bilhete, mesmo que queira perder toda uma tarde. O ingresso neste caso só é vendido pela manhã e há maneiras de comprá-lo antes.
São informações como essas com quais podemos te ajudar, pois reunimos a experiência de viajar com a batuta de sermos apuradoras jornalistas. O melhor é ter informação, o seu passaporte carimbado para ser feliz!

Paty e o marido Benja em viagem à Croácia

A partir de agora, publicaremos aqui matérias exclusivas para ajudar no seu roteiro. O Viaje Mundo Afora também está aberto aos que querem mandar fotos e informações sobre suas viajens. Nossa proposta é ser mais que uma guia ou um agente de viagem, somos amigos de plantão. Por isso, Viajem conosco MUNDO AFORA…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.