Catalunha registra primeiro caso de dengue contraída no território

Vítima, que é morador da região Barcelonês Norte, assegurou às autoridades de saúde não ter viajado a nenhuma zona endêmica nem para outras cidades espanholas

A Agência de Saúde Pública da Catalunha anunciou hoje o registro do primeiro caso de dengue com contágio dentro do território por um mosquito trigue. O pessoa diagnosticada com a doença em outubro passado é um homem jovem e mora na região Barcelonês Norte. O paciente assegurou aos médicos que não viajou a nenhuma zona endêmica e nem a outra comunidade da Espanha.

Este é o sexto caso de dengue nativa no país, onde já houve registros em Murcia e Cádiz. Até agora todos os casos de dengue diagnosticados na Catalunha, 52 desde janeiro, foram importados de zonas endêmicas: países tropicais e subtropicais da América central, Caribe e América do Sul, sudeste asiático, sul do pacífico e de países africanos.

O homem, que começou a sentir os sintomas da doença em meados de outubro – mal estar no corpo, febre e dor de cabeça, já está recuperado. O anúncio do caso foi feito na página do Twitter da Agêancia Pública de Saúde, que recordou que na Europa a transmissão local da dengue foi notificada pela primeira vez em 2010 na França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.