Caso de Lula e de outros presos políticos no mundo é tema de conferência em Barcelona

Conferência acontece no próximo dia 2 de outubro na capital catalã, com a participação de intelectuais e jornalistas do Brasil, Argentina e Catalunha

Cartaz da conferência que debaterá em Barcelona o caso de Lula da Silva

O caso do ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva e de outros presos políticos no mundo será tema de conferência em Barcelona, no próximo dia 2 de outubro, a partir das 18h30, no espaço cultural “La Model”. O evento, realizado pela Lulalivre.org, em cooperação com o Escritório de Direitos Civis e Políticos do governo Catalunha, contará com a participação da jornalista e escritora argentina Stella Calloni, do jornalista brasileiro Carlos Alberto Almeida, do diretor do Escritório de Direitos Civis e Políticos, Adam Majó i Garriga, e da economista Maria Cláudia Costa, professora de economia e presidenta da www.lulalivre.org.
O caso Lula da Silva, duas vezes presidente do Brasil (2003-2010), definido por Noam Chomsky como “o preso político mais importante do mundo hoje”, encarcerado desde abril de 2018 após uma sentença controvertida, encontra similitudes com a situação dos líderes independentistas presos. Na Catalunha, há um grande consenso de que os políticos e ativistas detidos há quase dois anos sob a acusação de rebelião e sedição, são reféns do estado e que o caso deveria ser resolvido na esfera política. A proposta da conferência é dar uma ideia fora do país das condições no Brasil que conduziram o processo contra Lula. Sua história judicial, os atos do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente e agora é ministro da justiça do governo Jair Bolsonaro, além da atuação dos procuradores públicos, dos tribunais superiores e o papel da mídia. Se debaterá o uso da  “lawfare” (guerra judicial) e das implicações que sua condenação nos seguintes acontecimentos sociais do Brasil, assim como uma análise dos atores beneficiados neste processo.
A conferência será finalizada com paralelismos entre a situação de Lula e de outros presos políticos no mundo e haverá uma rodada de perguntas aos participantes.

O que: Conferência “Presos políticos no mundo de hoje: Brasil e o caso
de Lula Da Silva”
Quando: Quarta-feira, 2 de outubro, às 18h30
Onde: Espaço cultural “La Model”, em Barcelona, C/Entença, 155.

Perfil dos conferencistas:
– Stella Calloni, uma das intelectuais mais importantes da América
Latina, redatora do primeiro livro da Operação Condor “Dias do lobo” e
especialista internacional em política latino-americana.
– Carlos Alberto Almeida, um dos melhores jornalistas brasileiros do
momento, especialista em política latino-americana e analista
internacional, fundador da TeleSur.
– Adam Majó i Garriga, diretor do Escritório de Direitos Civis e Políticos.
– Maria Claudia Costa, professora de economia e presidenta da
organização Lula Livre

Os que desejam participar do ato podem confirmar participação através
do e-mail correio@lulalivre.org. Mais informações na página
www.lulalivre.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.