Nevadas em pleno outono tingem a Espanha de branco e provocam caos viário
Em muitas regiões do país há problemas para circular nas estradas com as nevadas iniciadas esta semana. Teremômetros registram temperaturas de inverno em pleno outono

Um visitante desavisado que circule estes dias pela Espanha pensará que já é inverno, que começa astralmente somente em 21 de dezembro. Isso porque os espisódios de nevadas começaram esta semana em pleno outono em todo o país e se intensificaram nos últimos dias. Com isso, as temperaturas amenas das semanas anteriores desapareceram e deram passo ao frio. Em muitas regiões os termômetros se situam abaixo de zero.
As nevadas registradas nas últimas horas estão dificultando o tráfico em 95 estradas espanholas, das quais nove são da rede principal de transporte, segundo informe da Direção Geral de Tráfego (DGT). Foi fechada a circulação da rodovia A-395, em Serra Nevada, em Granada. Para quem circula na AP-66 a recomendação é de uso de correntes nos pneus na passagem por Valverde de la Virgen, em Leon.
Também há dificuldades de circulação no porto de Navacerrada, na Segóvia, que está fechada para a passagem de caminhões. Além disso, há doze portos de montanhas fechados ao tráfego, nove em Asturias, dois em Cantábria e um em Leon. Nesta sexta´feira, foram registradas numerosas incidências na rede viária. De acordo com estimativa da Agência Estatal de Metereologia (Aemet), o temporal desta sexta-feira poderá deixar uma acumulação de 30 centímetros de neve em vários pontos do país.
Na Catalunha, as nevadas são intensas na região dos Pirineus, onde as cotas de neve aumentaram sensivelmente. No Parque Natural dos Pirineus foram registradas umas das imagens mais bonitas da temporada. No Twitter Marc Garriga Lujan, que trabalha na área, está postada uma foto deslubrante das montanhas nevadas da região.
Hi ha moments que val la pena aturar-se, contemplar, admirar i agafar el mòbil per fer una fotografia per deixar record d’aquest únic moment 📷: 1a nevada 🌨 potent de la temporada al @pnaltpirineu. La Mollera d’Escalarre i al fons il•luminat el pic de Qüenca #VallsdÀneu pic.twitter.com/3C8e9U1TdS
— Marc Garriga Lujan🎗 (@marcdelparc) November 14, 2019
Com o frio fora de época, a população foi obrigada a tirar dos guarda-roupas os casacos de inverno para enfrentar as baixas temperaturas dos últimos dias.