Famílias de Girona abrem as portas a estrangeiros durante Catalonia Open Doors

Evento que acontece entre 23 e 26 de abril, promovido pela associação Foreign Friends of Catalonia, albergará 250 estrangeiros em casas de famílias da cidade Girona durante a festa de Sant Jordi

Famílias de Girona receberão inscritos no Catalonia Open Doors durante quatro dias na festa de Sant Jordi

Quer conhecer a fundo a Catalunha e a sua gente? Esta oportunidade está sendo oferecida aos primeiros 250 estrangeiros que se cadastrarem na página do Catalonia Open Doors, da associação Foreign Friends of Catalonia. Os anfitriões serão 250 famílias da cidade de Girona, que hopedarão os inscritos de 23 a 26 de abril, durante as festividades de Sant Jordi (São Jorge), conhecida também como a festa do livro e da rosa.

O visitante que participar do projeto, apoiado pela Prefeitura de Girona e Diplomacia Pública da Catalunha (Diplocat), terá a oportunidade de participar de conferências em universidades, ter portas abertas em museus, descobrir rotas naturais e visitar pontos de relevância industrial e tecnológica, além contactar com referentes do mundo associativo, acadêmico, artístico, literário e empresarial da Catalunha. Também está programada uma incursão na belíssima Costa Brava, onde está encravada Girona.

“Será a ocasião de compartilhar valores, caráter, aspirações, lutas, geografia, tradições e potencialidades através a ferramenta mais nobre e inovadora que dispõe a cidadania: Diplomacia de Proximidade”, explica o texto do convite publicado na página do Catalonia Open Doors. Assim, se pretende que os visitantes se tornem “embaixadores da Catalunha” nos seus países de origem após viverem suas próprias experiências na região.

A intenção é que o Catalonia Open Doors se converta em um evento anual que aproxime a realidade catalã a gente de todo o mundo. “Queremos romper ol binômio Catalunha-Barcelona e que se recupere a ideia de viagem como fonte de experiência”, sublinha Pat Vila, integrante do Foreign Friends of Catalonia, grupo que surgiu e cresceu através do Twitter e depois de reunir mais de 20 mil seguidores por todo o mundo se tranformou em associação. Segundo Vila, a melhor maneira de chegar ao objetivo proposto é proporcionar aos extrangeiros a convivência com famílias catalãs. O lançamento oficial do evento foi feito esta semana em Girona.

Apresentação oficial do Catalonia Open Doors aconteceu em Girona

Como todos da associação são voluntários e não dispõe de financiamento, a proposta é que os visitantes arquem com os custos do deslocamento a Catalunha, onde o Foreign Friends of Catalonia se responsabiliza pelo receptivo, transporte de ida e volta entre Barcelona e Girona, e acolhimento nas casas das famílias inscritas no programa, além da oferta de um programa variado nos quatro dias do evento.

O ponto central do evento será a festa de Sant Jordi, quando milhares de livreiros e vendedores de flores montam barracas nas ruas das cidades catalãs, que se enchem de gente para comprar livros e rosas. No dia 23, é tradicional se presentear amigos, parentes, companheiros e companheiras com livros e rosas. Muitos escritores aproveitam a festa para lançarem seus novos projetos editoriais ou expor sua obra, além de estarem nas ruas assinado suas obras.

Os interessandos em participar do evento podem fazer suas inscrições até o dia 29 de fevereiro na página Catalonia Open Doors. Até 10 de março será divulgada a lista dos selecionados. Uma dica, se você poder vir, aproveite a oportunidade. A Catalunha tem muito a mostrar ao mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.