As fotos que marcaram 2015, pela mira da Associated Press
O jornal espanhol La Vanguardia (www.lavanguardia.com), sediado em Barcelona, publicou em sua página on-line uma recompilação de fotos que marcaram o ano de 2015. A seleção foi feita pela Associated Press (AP), agência de notícias americana considerada a mais antiga e maior do mundo.
Entre as imagens está a emblemática e chocante foto do corpo do menino sírio Aylan Kurdi, de 3 anos, que morreu afogado junto com o irmão e a mãe na praia de Bodrumn, na Turquia, quando tentava fugir para a Europa.
Também há uma imagem da Torre Eiffel, em Paris, iluminada com as cores da bandeira francesa, em homenagem às 130 vítimas do ataque terrorista perpetrado em vários locais da capital parisiense por jihadistas em 13 de novembro.
Dos encontros marcantes, há o realizado entre Papa Francisco com Fidel Castro, ocorrido em Cuba, e entre a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente norte-americano Barack Obama, nos Alpes.
Atualmente, as notícias da Associated Press são usadas em 1700 jornais, e mais de cinco mil estações de rádio e televisão. A agência possui os direitos autorais de mais de dez milhões de imagens e opera a partir de 243 escritórios, servindo cerca de 120 países.
A íntegra da seleção de fotos pode ser vista clicando aqui.