Areia do Saara pinta de marrom as montanhas nevadas dos Pirineus

As áreas nevadas dos Pirineus catalães foram cobertas por camadas de areia trazidas pelo vento do deserto do Saara, desenhando paisagens insólitas na região

Os moradores dos Pirineus catalães se depararam com paisagens insólitas na manhã deste sábado. As áreas nevadas foram cobertas por camadas de areia trazidas pelo vento do deserto do Saara, no norte da África. O cenário branco do inverno se transformou em marrom. Muita gente compartilhou imagens do fenômeno através da redes sociais.

A presença mais notável de poeira africana foi nas pistas de esqui, mas também foi vista em calçadas, ruas ou janelas em muitas vilas dos Pirineus. As superfícies onde não havia neve ficaram lamacentas (telhados, grades, carros, etc.). Mesmo onde não choveu, a quantidade de poeira no ar acabou caindo.

O Serviço Meteorológico da Catalunha (Meteocat) informou que a região foi coberta por uma camada de poeira suspensa do Norte de África, acrescentando que “uma forte advecção do vento do sul arrastou a poeira do Saara para as nossas latitudes”. Segundo o Meteocat, que a areia foi transportada pelo vento a partir da sexta-feira à tarde e foi principalmente nas primeiras horas deste sábado quando se situou na vertical da Catalunha, embora agora esteja a recuar. O fenômeno piorou a visibilidade e a qualidade do ar. Os indicadores na maioria das estações metereológicas da Catalunha, ultrapassaram os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Asituação, no entanto, está com as horas contadas e a qualidade do ar vai melhorar claramente neste domingo, segundo os especialistas, pela passagem de uma frente que vai abrir as portas ao vento norte e levar toda a poeira. Também vai deixar chuva, principalmente nos municípios de Barcelona e Girona, e neve nos Pireneus, mas já sem lama, o que ajudará ainda mais a limpar o ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.