Eternals traz primeiro casal gay da Marvel que protagoniza beijo e tem filho
Phastos é interpretado por Brian Tyree Henry, ator negro que contracena com Haaz Sleiman, interprete de seu marido Ben
Não será fácil para os “defensores da família brasileira” como o jogador de voley Maurício Souza, que na semana passada protagonizou polêmica no país ao criticar o a bissexualidade do personagem filho do Superman – da DC Comics – encarar o filme The Eternals, da Marvel. Lançado no final de semana em todo o mundo, a história dirigida por Chloé Zhao traz o primeiro casal gay do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
Trata-se do poderoso Phastos, protagonizado por Brian Tyree Henry, um negro, e seu marido Ben, interpretado por Haaz Sleiman. Ambos estão acompanhados do personagem do filho que têm em comum e protagonizam um beijo que orgulha e emociona. Sleiman explicou que “todos choraram no set” quando o beijo foi filmado. O ator, que também é gay na vida real, explicou que para ele foi “um beijo lindo e muito comovente”.
Com a inclusão de Phastos e sua família, os fãs da Marvel viram que a empresa está tomando medidas para tornar visível a comunidade LGTBI, que em algumas partes do mundo continua a ser alvo de discriminação. A cena do beijo passa quando Phastos tem que se despedir do marido e do filho para tentar salvar a Terra indo embora por algum tempo com seus antigos companheiros.
PAPEL – Na narrativa, Phastos é o Eternal com o poder de ajudar a humanidade a evoluir tecnologicamente. O personagem sofre uma grande decepção quando vê as desgraças causadas pelo ser humano ao utilizar o conhecimento para destruição e guerras, como no caso da tecnologia usada na bomba que destruiu Hiroshima.
Por conta do personagem de Phastos, a Disney não lançou nem vai lançar o filme na Arábia Saudita, Kuwait ou Qatar porque nestes países as cenas contidas violam os “valores islâmicos” e Disney decidiu não cortar nenhuma das cenas.
Eternals também se destaca por trazer a primeira uper-heroína a conviver com uma deficiência auditiva, interpretada por Lauren Ridloff.