“O Brasil voltou ao mundo”, fala de Lula viraliza após discurso de na COP 27

Brasil volta a ocupar posição de destaque no mundo após intervenção do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na COP 27

Após quatro anos de apagão do governo brasilero em eventos internacionais, o Brasil despontou hoje (16) no mundo com discurso do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele começou dizendo que o convite para estar na Conferência não foi feito a ele e sim ao Brasil e vê que o mundo tem saudades do Brasil. “Estamos de volta”, afirmou. Lula se colocou como líder na América Latina e cobrou posicionamento da ONU e dos países desenvolvidos para que cumpram acordos feitos na COP 15, reforçando que o Brasil está de volta para fazer esse papel de cobrar que os acordos saiam do papel.

Lula e comitva na chegada da COP 27 no Egito, ao lado da esposa Janja

Além disso, solicitou que o Brasil seja o anfitrião da COP30 em 2025 e que o evento poderia ser realizado na floresta amazônica, a maior floresta tropical do mundo, com mais de 6 milhões de quilômetros quadrados, que absorve grandes quantidades de gases de efeito estufa que, se liberados, destruiriam as metas climáticas globais.

Em 2009, os países presentes à COP 15 em Copenhague comprometeram-se em mobilizar 100 bilhões de dólares por ano, a partir de 2020, para ajudar os países menos desenvolvidos a enfrentarem a mudança climática. Este compromisso não foi e não está sendo cumprido”, asseverou.

Segundo Lula, o Brasil passou por uma das mais difíceis eleições, mas que o povo escolheu a democracia e seu governo está comprometido com a segurança climática. Lembrou ainda que entre 2004 e 2013 o Brasil diminuiu em 83% o desmatamento da Amazônia e agora pretende retomar as políticas de preservação.

Lula enfatizou que a mudança climática só pode ser enfrentada de mãos dadas com a justiça social, com a multidão aplaudindo seus pronunciamentos sobre o fim da desigualdade e a melhoria das condições de vida dos povos indígenas.

Fechando o discurso, se comprometeu com uma gestão do mais alto perfil de estrutura para pensar em ações que combatam as crises climáticas, em retomar e fortalecer os órgãos de fiscalização e monitoramento, sucateados durante o atual governo, punindo atividades ilegais, como garimpos e madeireiros ilegais.

Lula também anunciou a criação do Ministério dos Povos Originários, e que esses serão os protagonistas da preservação da Amazônia e dos biomas brasileiros. Ao fim, o presidente ainda fez um pedido para que a COP 30 seja sediada no Brasil e já anunciou que vai fazer todos os esforços para que a região Amazônica receba a Conferência.

A fala de Lula emocionou o público presente e, em muitos momentos, o presidente eleito foi interrompido por aplausos e gritos de apoio e de solidariedade. A paz entre os povos e o combate à fome foram pontos altos do pronunciamento. Lula reforçou o compromisso com a construção de um mundo mais justo e solidário para encontrar uma solução sustentável para combater o avanço das mudanças climáticas.

Estou hoje aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável. De um mundo mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes – e não apenas uma minoria privilegiada. Não há segurança climática para o mundo sem uma Amazônia protegida”, disse ele, explicando que queria que as pessoas conhecessem a região. “Não pouparemos esforços para zerar o desmatamento e a degradação de nossos biomas até 2030”.

Lula foi aplaudido de pé ao final do discurso. A multidão em pé incluía dois ex-ministros do meio ambiente, legisladores, governadores de estado, ativistas e indígenas com cocares tradicionais. O presidente da COP27, Sameh Shoukry, do Egito, acompanhou Lula ao palco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.