Gato refugiado reencontra família iraquiana com ajuda da internet

O drama do gato Dias, que se perdeu na ilha grega de Lesbos, viralizou na internet e possibilitou que ele retornasse, são e salvo, ao convívio da sua família iraquiana. A história ganhou vídeo publicado esta semana em matéria na edição online do jornal espanhol La Vanguardia.
O felino embarcou com os donos em novembro de 2015 numa das frágeis embarcações que levam refugiados em busca da Europa. Ao desembarcarem, o gato escapou e, sem localizá-lo, a família teve que seguir viagem sem ele.
Na ilha de Lesbos foi ganhando os corações de outros refugiados, que o batizaram de Dias – em referência ao deus grego Zeus, simbolizado pelo branco do seu pelo. Testemunhas relataram que era comum o felino se aproximar das pessoas ao redor de fogueiras tentando se aquecer e em busca comida.
A luta pela sobrevivência, semelhante a enfrentada pelos seus donos e tantos outros que passam por ali, chamou atenção na pequena colônia de pescadores Skala Sykmanenia, onde voluntários decidiram cuidar dele. Com a ajuda do veterinário Edward, iniciaram uma campanha no Gato 2Facebook, onde o felino ganhou uma página, que se tornou viral.
Inicialmente pensava-se que sua família havia partido para a Alemanha, destino de muitos refugiados iraquianos. Em Berlim, a jovem Amy se ofereceu para cuidar de Dias, pagando as despesas da viagem dele até a casa dela, onde ficou hospedado.
A campanha em busca da família de Dias ganhou reforço de meios de comunicação e se multiplicou em outras redes sociais. Com isso, finalmente a família do gato, que está na Noruega, foi encontrada. Nem precisa dizer que o reencontro foi emocionante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.