Tóquio lidera lista das cidades com maior qualidade de vida do mundo
A prestigiada revista britânica Monocloe, especializada em negócios, cultura e em projetos divulgou esta semana a lista das cidades consideradas com maior qualidade de vida no mundo. Com novos indicadores, a classificação deste ano sofreu uma variação notável com relação aos rankings anteriores.
Copenhague, na Dinamarca, que ocupava a primeira posição nos levantamentos de 2013 e 2014, passou para a posição número 11. Tóquio, no japão, que ocupava a segunda posição ano passado, encabeça a lista. Completam as primeiras cinco posições Viena, Berlim, Melbourne e Sidney.
Segundo matéria divulgada pelo jornal espanhol La Vanguardia, o ranking da revista britânica leva em conta o número de rotas aéreas internacionais, o número de deslocamentos de bicicleta e o custo de boa comida ou de despesas mensais com transporte.
Japão e Alemanha são os países melhor representados no estudo, com três cidades destacadas cada um. Madri (16) e Barcelona (24) são as representantes espanholas na lista. Apenas uma cidade dos Estados Unidos está na relação da revista, Portland, em última posição.
A zona com maior qualidade de vida no mundo, de acordo com o estudo, está no norte da Europa, visto que as capitais da Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia fazem parte da lista.