Foreign Friends of Catalonia, plataforma que defende direito à autodeterminação, estreia página na internet

Plataforma cidadã que defende o direito à autodeterminação e reúne 21,4 mil seguidores no Twitter exerce “diplomacia de proximidade” e tem novos projetos

Entro no ar a página do Foreign Friends of Catalonia (Amigos Estrangeiros da Catalunha), associação formada por cidadãos independentes de todo o mundo comprometidos ativamente na defesa do direito à autodeterminação. A web pode ser acessada através do endereço www.foreignfriends.cat, onde é possível conhecer o trabalho grupo e se tornar mais um dos sócios internacionais.

Na página, a associação explica que “compartilha a necessidade de velar pelos direitos humanos, civis e políticos das pessoas em sociedades soberanas, livres e democráticas, tendo como exemplo os valores que advém da firmeza e das maneiras pacíficas, porém determinadas, do povo catalão”.

O objetivo do grupo é consolidar uma rede internacional de cidadãos que estejam dispostos a compartilhar as suas competências profissionais, aptidões pessoais e seus contatos no contexto do que a associação entende como “diplomacia de proximidade”. Para tanto, idealizaram uma série de projetos concretos e fáceis de levar adiante que permitam intercâmbios internacionais fazendo uso da rede de simpatia que vai sendo criada no dia a dia.

Foreign Friends of Catalonia multiplicou o número de simpatizantes através do Twitter (@Foreign_Cat), onde têm 21,4 mil seguidores. Em dois dias que a página foi ativada, 377 pessoas se tornaram sócias do grupo, formalizado oficialmente em 14 de janeiro de 2019 na Alemanha.

Apesar da oficialização da plataforma cidadã datar de 2019, sua atuação vem desde fevereiro de 2018. Naquele ano, a associação tocou um projeto que hoje é um dos seus carros chefes: convidar pessoas de fora da Catalunha para virem vivenciar a celebração da Diada de 11 de setembro. O objetivo do projeto, que segue em 2019, é que pessoas de outros países possam participar e desfrutar do ambiente reivindicativo da data que marca a tomada da Catalunha pelo exército Bourbon em 1714.

A nova página oferece uma vasta gama de informações para quem adentra no seu conteúdo: Diada 2019, projetos em curso, diversas formas de se associar, artigos, blogs, livros e muitas outras informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.