Duelo de bandeiras independentista e espanhola no balcão da prefeitura de Barcelona

Bandeiras duelo
“Duelo” de bandeiras no balcão da Prefeitura de Barcelona durante solenidade da festa da padroeira

A celebração oficial da Festa da Mercè, padroeira de Barcelona, não escapou à disputa eleitoral. Independentistas e unionistas, que se enfrentam nas urnas no próximo domingo (27), quando haverá eleição para o parlamento da Catalunha, protagonizaram um duelo de bandeiras no balcão da prefeitura nesta quinta-feira de feriado na cidade. Tudo aconteceu diante da prefeita Ada Colau, que regia a solenidade assistida por políticos de partidos antagônicos.
O enfrentamento começou quando o líder municipal da Esquerda Republicana de Catalunha (ERC), Alfredo Bosch, sacou uma estelada – bandeira independentista – e pendurou na sacada da prefeitura. A perceber o gesto, o líder municipal do PP, Alberto Fernández Díaz, estendeu uma bandeira da Espanha e fez o mesmo.
Ao perceber o que se passava, a multidão presente ao ato solene, começou a se manifestar com gritos de “independência”, aplaudindo o gesto de Bosch e direcionando vaias a Fernández Díaz, integrante do grupo do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy.
Ao lado dos dois estava o presidente da Catalunha, Artur Mas, um dos cabeças de chapa da coalizão Juntos Pelo Sim, que é integrado pela ERC, e pretende declarar a independência da Catalunha, caso obtenha maioria de votos e de cadeiras no parlamento.
O duelo foi encerrado com a intervenção do chefe da segurança da prefeitura, que convenceu os dois convidados a guardarem suas bandeiras. A prefeita Ada Colau declarou que é a favor da liberdade de expressão, mas mostrou descontentamento pelo fato dos políticos terem se manifestado politicamente na solenidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.