Asteroide “Grande Abóbora” visitará a Terra neste Halloween

Grande abobora
Passagem de asteroide pela órbita da Terra coincide com o Halloween, por isso objeto foi batizado pela Nasa de “Grande Abóbora”

Neste sábado, 31 de outubro, quando se celebra o Halloween – festa na qual crianças de várias partes do mundo se fantasiam de bruxas e fantasmas e saem às ruas pedindo doces e fazendo travessuras – a Terra receberá a visita da “Grande Abóbora”.
Não se trata de um personagem a mais na festa de origem celta, mas de um asteroide gigante descoberto recentemente pela Nasa, a agência espacial norte-americana. Que passará próximo do nosso planeta – numa distância segura -, exatamente às 17:05 (GMT) desta sexta-feira.
Conhecido tecnicamente como TB145, o objeto tem cerca de 400 metros de largura. Ou seja, é 20 vezes maior que o meteorito que cruzou o céu e explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, destruindo centenas de janelas e deixando mais de mil feridos por causa dos escombros.
Sua velocidade também é maior: enquanto o meteoro russo entrou na atmosfera a uma velocidade de 19 quilômetros por segundo, a “Grande Abóbora” se move a 35 km/s. Mas, felizmente, estará a uma distância, que apesar da proximidade em termos espaciais, é considerada segura para o nosso planeta.
No ponto mais próximo, o TB145 ficará a 480.000 km da Terra. Ou seja, 1,3 vezes a distância entre a Lua e a Terra. Não será facilmente visível. “Será necessário pelo menos um pequeno telescópio para ver isso”, informa Paul Chodas, diretor do Centro para o Estudo dos Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
Para a agência espacial dos EUA, no entanto, esta é uma oportunidade maravilhosa para estudar o asteroide, porque a próxima vez que um objeto tão grande passará perto da Terra será apenas em agosto 2027.
A Nasa pretende obter imagens de radar para analisar a superfície do objeto, mas também para detectar se é ou não é acompanhada por uma lua, o que pode fornecer pistas sobre a sua massa e densidade.
“A influência gravitacional da TB145 é tão pequena que não terá efeitos detectáveis na Lua, ou nas placas tectônicas, nem nas marés da Terra”, disse a Nasa em um comunicado.
Segundo os cientistas, felizmente, a “Grande Abóbora” vai cruzar brevemente a órbita terrestre. Mas se a Terra estivesse em seu caminho, não haveria tempo para reagir. “É muito difícil salvar-se de um asteroide deste tamanho com um aviso de apenas 20 dias”, disse Chodas à revista Popular Science. “Se colidisse com a Terra, um pedaço de rocha e gelo como o TB145, poderia causar devastação catastrófica”, explicou o pesquisador.
Atualmente, os cientistas estão trabalhando em planos para desviar e destruir asteroides que se aproximam da Terra. Por enquanto, a Nasa garante que não há com que se preocupar. Que a “Grande Abóbora” siga sua viagem enquanto se festeja o Halloween.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.