Brasileiras contra o Fascismo participam de jornadas no Festival GREC de Barcelona

Ativistas brasileiras participam das Jornadas Antifascistas promovidas pelo Festival Grec de Barcelona, que seguem até 30 de julho. Eventos serão transmitidos no Facebook e Youtube

Festival Grec de Barcelona agita verão da capital catalã há 10 anos

Por Flávio Carvalho

O Festival Grec é o mais importante festival de verão de toda a Catalunha. Seu nome é dado pelo Teatro Grego construído em 1929 para a Exposição Internacional de Barcelona. O Teatre Grec é o primeiro palco, por onde passaram grandes artistas como Pina Bausch, Paco de Lucía, Bob Dylan, Lou Reed, Miles Davis, Chuck Berry e Caetano Veloso.

Considerado um dos cinco melhores festivais culturais da alta estação de toda a Europa, o Grec acontece anualmente – há 44 anos – na quinta cidade que mais recebe turistas em todo o continente europeu. Este ano, como não poderia deixar de ser, a programação está adaptada aos tempos de Pandemia e cada vez mais descentralizada; por exemplo, em parceria com o Antic Teatre, e a história de um espaço que remonta ao ano 1879 e ao Círculo Barcelonês dos Operários de São José – um marco do teatro popular catalão.

Nesta 44ª edição, a Prefeitura de Barcelona, dando prosseguimento a uma política progressista de apoio à cultura como elemento principal das transformações sociais, enfoca a maior parte do principal festival da cidade à promoção de atividades feministas e antirracistas.

Como não poderia deixar de ser, a Prefeitura liderada pela ativista social Ada Colau (homenageada pelo Coletivo Brasil Catalunha no Dia Internacional da Mulher), convidou o grupo brasileiro mais ativo e presente, atualmente, nos movimentos sociais de uma cidade que promove a Interculturalidade como eixo vertebral de suas políticas: Mulheres Brasileiras Contra o Fascismo – MBCF, movimento social nascido em setembro de 2018 enfocado no movimento Ele Não.

Começam, nesta semana, os Cine-Fóruns, exibição de filmes seguidos de debates, transmitidos pelas redes sociais Facebook e Youtube. Sempre no horário local das 19h (hora de Barcelona) e 14h (hora de Brasília).

Oportunidade única de ampliar os conhecimentos sobre os trabalhos de grandes ativistas como Maria Dantas e Sombra Senzala – Dai. Estas duas representantes brasileiras, respectivamente Deputada e Capoeirista, ambas fundadoras do MBCF, apresentarão e serão mediadoras de atividades imperdíveis dentro das Jornadas Antifascistas. Com as cineastas Renata Martins, Ludmila Curi, Júlia Mariano e Éthel Oliveira. Como convidadas especiais, a grande atriz brasileira, Zezé Mota; a deputada brasileira Renata Souza; a filósofa e escritora Márcia Tiburi, além da ativista catalã Gemma Ferreon, porta-voz da ONG SOS Racismo.

A capoeirista Sombra Senzala Dai e a deputada Maria Dantas apresentarão e mediarão das Jornadas Antifascistas do Festival GREC de Barcelona

Passarão pelo mesmo festival, este ano, Omara Portuondo, Refree e o fundador de Palhaços Sem Fronteiras, Tortell Poltrona. Destaca-se, por sua vez, no anúncio institucional da Prefeitura de Barcelona, o lamento por não haver sido possível trazer, tal como estava previsto e pelas evidentes impossibilidades provocadas pela Pandemia, a coreógrafa brasileira Alice Ripoll.

Atriz Zeze Mota será uma das participantes das Jornadas Antifascistas do Festival GREC

Mais informações pelas hashtags e no link abaixo:

#BrasilSecuestrado #BrasilSequestrado

L’ANTIC TEATRE AL GREC 2020, JORNADES ANTIFEIXISTES – Del 3 al 30 de JULIOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.