Pernambucanas pilotam festival gastrônomico em Barcelona

cantinho nordestino

Taíza Brito

Especial para o JC

Os sabores da comida brasileira, especialmente da cozinha pernambucana serão tema de um festival gastrônomico que será promovido em Barcelona, no próximo sábado (13), pela recifense Ângela Assis. Proprietária e chef do Restaurante Cantinho Brasileiro, no Bairro Gótico, no coração da capital catalã, ela terá como convidada a chef Cláudia Luna, que comanda a cozinha do Seu Luna, no bairro do Ipsep, no Recife.

Cláudia vai preparar o seu famoso chambaril com pirão e legumes, prato que sustenta a fama do Seu Luna Bar e Restaurante desde 1988. A iguaria se somará ao variado cardápio ofertado há 18 anos por Ângela no estabelecimento da Calle Ample, Que tem como destaques a feijoada, o churrasco, a carne de sol com macaxeira, além de uma série de petiscos, como coxinha, quibe, pão de queijo, pastel e acarajé.

A ideia do evento nasceu depois da última viagem de férias de Cláudia a Barcelona, onde conheceu Ângela, de quem se tornou amiga. “O festival acontecerá durante o almoço e o jantar”, explica Ângela. Além de brasileiros saudosos, ela tem entre os clientes jogadores famosos, como Neymar e Daniel Alves, que volta e meia encomendam acarajés para degustar em casa.

“Será uma honra para mim preparar o chambaril aqui no Cantinho Brasileiro, onde quem chega recebe a acolhida calorosa típica dos nordestinos”, destaca Cláudia. A chef dá uma rápida explicação sobre o prato para os clientes que não são brasileiros. “O chambaril é o termo pernambucano para o que conhecemos também como ossobuco”. Temperado à moda nordestina, ela avisa que a carne chegará à mesa fumegando e de derreter na boca.

Herdeira do talento da mãe, dona Elizete, Cláudia tem despontado como um dos talentos femininos na nova geração da gastronomia brasileira. Recentemente, o top chef Alex Atala, um dos muitos apaixonados pela sua comida, citou-a em entrevista ao jornal brasileiro “Valor” que Luna é a aposta dele para os próximos anos.

Talento também é o que não falta à Ângela, que nasceu no bairro recifense de Casa Amarela e vive em Barcelona há 24 anos. Com sua história contada no livro Cantinho Brasileiro, um pedaço do Brasil no coração de Barcelona (Taíza Brito, Edições Bagaço, 2012), ela é um referente para os brasileiros que vivem na Catalunha. Dona de um sorriso farto e um grande coração, recebe quem chega ao restaurante de braços abertos e sempre tem boas histórias para contar. Na cozinha, é assistida pelo irmão Elias de Assis, que lhe ajuda a preparar os quitutes saboreados no restaurante.

Este texto foi publicado hoje (12/02) na edição impressa do Jornal do Commercio, no caderno C (Recife,Brasil). Confira a página no link  Chambaril vai a Barcelona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.