Verão começa no hemisfério norte com “lua de morango”, registrada a cada 70 anos

Solsticio
No Reino Unido, milhares de pessoas concentram-se junto ao Stonehenge, monumento cujas pedras estão alinhadas tendo em conta o nascer do sol da data dos solstícios de verão e inverno.

O dia 21 de junho, início do solstício de verão no hemisfério norte, quando se registra o dia mais longo do ano, com 17 horas de luz, coincide este ano com o ‘strawberry moon’ ou, em português, a ‘lua de morango’. Esta é a alcunha dada à lua cheia de junho por várias tribos da América do Norte por assinalar o início da colheita do fruto. A coincidência de data entre os dois eventos acontece apenas de 70 em 70 anos, tornando o fenômeno único.
A superstição faz com que muitos considerem este um dia especial. No Reino Unido, por exemplo, milhares de pessoas concentram-se junto ao Stonehenge, um monumento cujas pedras estão alinhadas tendo em conta o nascer do sol da data dos solstícios de verão e inverno. Tal como relata o Daily Mail, o sol nasce perfeitamente alinhado com a pedra principal. Este espera-se que 25 mil pessoas celebrem a data.
O solstício de verão é um dos quatro momentos que todos os anos marcam a entrada nas quatro estações. Dois solstícios para o Inverno e Verão e dois equinócios que assinalam a entrada na Primavera e no Outono. Várias culturas dão uma maior importância a este solstício por estar associado a um período de maior fertilidade e renovação.
O verão inicia-se hoje no hemisfério norte às 22h34 e prolonga-se até às 14h21 do dia 22 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.