Espanha X Catalunha: rivalidade através dos séculos

Not Espain

História
A Catalunha se formou como entidade política independente na Idade Média. Há cinco séculos, passou a integrar a união dinástica dos reinos ibéricos que deram origen à monarquia hispânica, mantendo um autogoverno. Até 1714, diferentes reinos coexistiam: no reino de Catalunha e Aragão funcionavam os Tribunais Catalães (embrião do parlamento catalão) que partilhavam o poder com o rei.
Na Guerra de Sucessão, aliou-se aos defensores do império austríaco que disputavam o trono hispânico com os Bourbons, vencedores do conflito que culminou em 1714 numa batalha sangrenta na qual Barcelona foi sitiada e duramente bombardeada. A queda de Barcelona e o fim desta guerra assinalou a integração definitiva da Catalunha no Estado espanhol e o início de um reino centralizado.
Língua e cultura
Depois de anexada à Espanha, foram várias as tentativas ao longo dos séculos de abolir o uso do catalão, maior símbolo de identidade da região. Atualmente o idioma é considerado pela constituição espanhola como língua co-oficial, numa convivência com o castelhano nem sempre pacífica de ambos os lados. Os catalães não se identificam com muitas das tradições da cultura espanhola, entre elas as touradas, que são proibidas na Catalunha enquanto são festejadas na maior parte do país.
Futebol
A rivalidade Barcelona-Madri não se dá apenas dentro de campo. Boa parte da torcida do time catalão aproveita a visibilidade das partidas entre os times para manifestar-se a favor da independência. Nestas ocasiões, comumente pode se ver várias esteladas – as bandeiras independentistas – tremulando nas arquibancadas. No minuto 17:14 (referência à Guerra de Sucessão) todos gritam junto pela independência.
Quando o Barça é finalista na Copa do Rei, é de praxe vaiar o rei, que se faz presente ao estádio para premiar o campeão. Manifestação rechaçada por aqueles que defendem a monarquia espanhola já rendeu sanções ao clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.