Barcelona cobra à Europa acolhimento aos refugiados

Refugiados BOA

Barcelona foi palco de uma manifestação multitudinária em defesa dos refugiados na tarde deste sábado (18). Organizado pelo movimento Casa Nostra, Casa Vostra, o ato reuniu cerca de 300 mil pessoas nas ruas centrais da capital catalã. Com o lema “Chega de desculpas. Acolhamos agora”, a plataforma cobrou dos governos europeus abertura das fronteiras e cumprimento das metas de recebimento de solicitantes de asilo. Também protestou contra a onda de racismo e de xenofobia no continente.

Refugiados Boa 3
Grande parte das críticas dos manifestantes foram lançadas contra o governo da Espanha, que até o final de 2016 só acolheu cerca de 900 pessoas das 17 mil que prometeu receber. Os organizadores do evento destacaram que falta vontade política de cumprir a meta. Como exemplo indicaram que a Catalunha tem disponíveis atualmente 4,5 mil vagas e não pode receber os refugiados porque o governo espanhol arrasta burocraticamente os processos de acolhida. Refugiados Boa 2

A coordenadora do Casa Nostra, Casa Vostra, Lara Costafreda, destacou que o movimento não vai cessar até que os refugiados tenham garantidos seus direitos. “Essas pessoas têm direito a futuro e lutamos por isso. Não podemos fechar os olhos para esta tragédia”, destacou. A estimativa é de que no ano pasado aproximadamente 5 mil pessoas tenham perdido a vida na travessia do Mar Mediterrâneo tentando burlar o bloqueio de fronteiras.

Refugiados Simulacao praia
Diversas entidades da sociedade civil, entre as que trabalham no atendimento a imigrantes, além de partidos políticos e sindicatos apoiaram a marcha que foi finalizada no passeio marítimo. No local, a ONG Barcelona Open Arms realizou uma performance na praia simulando o salvamento de refugiados.
No palco montado ao final do percurso houve discursos emocionados, entre eles de refugiados que vivenciaram o drama da travessia pelo mar. O ato contou com o apoio da prefeitura de Barcrlona e do Governo da Catalunha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.