54 feridos em acidente de trem em Barcelona
Trem chocou-se contra estrutura de ferro na Estação de França, em Barcelona. 54 passageiros se feriram, um deles em estado grave
Barcelona amanheceu de sobressalto com a notícia de um acidente de trem na Estação de França que deixou 54 feridos, um deles em estado grave. O choque contra o bloqueio de ferro que existe no final do trajeto foi tão intenso que rompeu a parte frontal do comboio onde fica a cabine do condutor e provocou danos até no segundo vagão. O impacto fez os passageiros caírem violentamente. A Estação de França é uma das mais movimentadas da capital catalã, localizada no centro da cidade. De lá partem trens para o interior, outras cidades da Espanha e países vizinhos.
O acidente aconteceu por volta das 7h15 locais (2h15 horário de Brasília), na via 11, com o comboio procedente da cidade de Sant Vicenç de Calders. A pressão do choque estilhaçou os vidros de várias janelas dos vagões, o que evidencia que o trem circulava a uma velocidade fora do normal para estar chegando ao final da via.
Ainda não se sabe porque o maquinista não conseguiu frear a tempo. Onze unidades dos bombeiros realizaram os primeiros socorros, apoiados pela polícina nacional e local. As equipes de emergência realizaram os primeiros atendimentos entre as vias 9 e 11 da estação. Os passageiros que necessitavam de cuidados mais intensos foram destinados a diversos hospitais da cidade e unidades de pronto atendimento. O vagão onde vinha o maquinista, que teve apenas ferimentos leves, ficou destroçado. Foi necessária ajuda dos bombeiros para que o condutor pudesse sair da cabine.
O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, a prefeita de Barcelona, Ada Colau, e o delegado do governo espanhol Enric Millo dirigiram-se até a Estação para acompanhar os trabalhos de resgate. Durante o atendimento dos feridos, as demais vias da estação seguiram trabalhando com normalidade. A parte frontal do trem foi tapada com uma tela azul e o acesso ao local foi vetado por um cordão policial.