Reino Unido eleva ao máximo alerta terrorista após atentado no metrô de Londres
Nivel 5 de alerta terrorista decretado pela primeira ministra Theresa May significa que há risco iminente de novo ataque no Reino Unido
O Reino Unido elevou o nível de alerta terrorista de 4 a 5, o que significa que passa de “severo” a “crítico”. O anúncio foi feito à noite pela primeira ministra britânica Theresa May, numa decisão que implica um “risco iminente” de receber um novo ataque.
A decisão foi tomada após um dia de tensão, que começou com um atentado a bomba no metrô de Londres. A explosão, ocorrida na linha District, em Parsons Green, provocou ferimentos leves em 29 passageiros, a maior parte queimaduras ou hematomas provocados por golpes sofridos quando tentavam fugir da estação.
Afortunadamente o artefato não chegou a explodir em sua totalidade, evitando uma tragédia. Se tivesse funcionado poderia ter provocado numerosas vítimas, uma vez que explodiu numa hora de pico em um vagão com capacidade para 865 passageiros.
O ataque, o quinto sofrido pelo Reino Unido nos últimos seis meses, foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico (EI) através da agência de notícias Amaq, vinculada ao grupo liderado por Abú Bakr al Baghdadi.
A polícia identificou o responsável por introduzir o explosivo no vagão, embora não tenha divulgado seus dados, e continua as buscas para prendê-lo.